Já ouviu falar na Rádio Indoor mas ainda não conseguiu entender direito do que se trata? Então este artigo é para você! Aqui explicaremos de um jeito simples o que é, como funciona, quais as vantagens, que tipo de conteúdo utilizar, e muito mais!
Mergulhe neste artigo conosco e aprenda mais sobre uma das mais importantes ferramentas de marketing sensorial que impactam diretamente na experiência do usuário. Boa leitura!
Rádio Indoor trata-se uma estratégia de sonorização ambiental para empresas, muito usada para impactar os clientes subjetiva e sensorialmente, gerando muitos benefícios na experiência de compra.
Sabe aquela música gostosa que você ouve quando entra em uma loja, que gera uma atmosfera agradável, combinando perfeitamente com o estilo daquela empresa, está no volume ideal e é intercalada com uma programação de avisos, comunicados e até propaganda interna daquela loja? Trata-se exatamente disso.
É amplamente utilizada em redes de lojas, supermercados e academias, mas também tem se feito cada vez mais presente em clínicas e hospitais, escritórios dos mais diversos segmentos e até em ambientes internos, com foco na comunicação direcionada aos colaboradores da empresa.
A Rádio Indoor assemelha-se bastante ao funcionamento dos streamings de conteúdo sonoro voltados ao consumidor final: Spotify, Deezer, Amazon Music, entre outros.
Aliás, este é um ponto bem importante para ficar atento: estabelecimentos comerciais não podem reproduzir playlist desses streamings, mesmo quando contratam planos pagos. Isso porque a execução de músicas em estabelecimentos comerciais é protegida pela legislação de direitos autorais, que pode incidir em pesadas multas entre outras punições.
No entanto, o acervo musical de uma rádio indoor é especialmente selecionado para estabelecimentos comerciais, com gêneros e músicas que funcionam bem para o mais variado tipo de empresas. E, em alguns casos, como no Plano Royalty Free da RadioSparx, há opções de contratação isentas de taxas de direitos autorais, de modo que o contratante paga apenas uma mensalidade de assinatura da plataforma.
Além das músicas, plataformas de rádio indoor geralmente contam com recursos especiais para a inserção de spots e vinhetas personalizados: tratam-se de áudios curtos com conteúdo informativo ou de propaganda da empresa contratante. O uso deste recurso gera importante impacto comercial, influenciando os clientes a comprar os produtos anunciados no momento em que já estão dentro do estabelecimento comercial.
Uma das principais vantagens é ter uma rádio interna inteirinha para chamar de sua: sendo você quem manda na programação. Mas, além disso, podemos dizer de maneira resumida que a estratégia rádio indoor tem grande potencial de influenciar o comportamento do cliente para a compra. Vejamos em detalhes como isso funciona:
A experiência do consumidor, é um dos recursos mais explorados para quem quer aumentar os lucros ultimamente.
E não é para menos: de acordo com pesquisas, no Brasil, 89% dos clientes apontam a experiência de compra como fator importante em sua decisão de compra, sendo que 48% dos clientes brasileiros aceitariam pagar mais para ter acesso a uma melhor experiência.
Além disso, um estudo científico da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) comprovam que a utilização de músicas ambiente nas intenções de compra
Nesse contexto, a rádio indoor faz toda a diferença, gerando uma experiência sonora agradável e contribuindo para o aumento do tempo de permanência do cliente na loja e, consequentemente, aumentando também as chances de compra.
A rádio indoor não se resume apenas à musicalização ambiente de estabelecimentos comerciais.Serve também como um recurso eficaz para profissionalizar a comunicação com clientes e colaboradores.
Por meio de recursos tecnológicos como a locução virtual em tempo real, é possível digitar um texto e segundos depois ter ele sendo reproduzido nas caixas de som do estabelecimento, com áudio discreto, harmônico e profissional.
Esta é uma excelente alternativa para solicitar a presença de algum colaborador em local específico, acionar algum cliente sobre o estacionamento, comunicar crianças perdidas dos pais no interior do estabelecimento, entre outros.
A rádio indoor também pode ser uma excelente fonte de renda extra para a sua empresa. Para vários tipos de negócios, como supermercados, academias, clínicas médicas, entre outros, há possibilidade de interessantes parcerias comerciais.
Trata-se da comercialização de espaços publicitários para parceiros estratégicos, assim como os tradicionais programas de rádio já fazem há décadas! Vamos a alguns exemplos?
E por aí vai! Essas foram apenas algumas inspirações, mas são inúmeras as oportunidades de parcerias comerciais lucrativas para quem tem uma rádio indoor na sua empresa.
Essa é uma das vantagens mais lucrativas para o seu negócio!
Tendo uma rádio indoor, você estará no controle total da ambientação sonora do seu estabelecimento, definindo estilos musicais, artistas e músicas que tocarão em suas caixas de som. Mas esse ainda não é o principal benefício.
Além disso, poderá incluir na sua programação programetes informativos e educativos, além de spots e vinhetas com propaganda interna direta, anunciando novos serviços, produtos em destaque, ofertas relâmpago e muito mais!
Em específico, no caso da plataforma da RadioSparx, há uma série de recursos que tornam a utilização da rádio indoor ainda mais vantajosa:
Depois desse mergulho no universo da rádio indoor você acha que ela é uma boa alternativa para a sua empresa? Então não perca tempo: agende seu teste grátis agora mesmo!