Você já ouviu falar em marketing sensorial? Se a sua resposta foi não, certamente você já teve contato com alguma ação desse tipo de marketing, mas não está relacionando a prática ao conceito.
Quando você está em um supermercado e ouve uma música personalizada ou é convidado para degustar um determinado alimento, está tendo contato com essa prática.
Podemos definir o marketing sensorial, portanto, como qualquer ação desenvolvida pelas marcas que utilize percepções que envolvam os cinco sentidos humanos — tato, visão, olfato, paladar e audição — para aumentar as vendas.
São diversas as atividades que podem ser realizadas pelas empresas, principalmente lojas e outros estabelecimentos físicos que recebem os públicos no local.
Para que você entenda melhor o funcionamento do marketing sensorial, vamos mostrar alguns exemplos práticos. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira agora mesmo!
Você sabia que a possibilidade de as pessoas tocarem naquilo que elas desejam comprar pode ser um fato decisivo para fechar uma venda? É por isso que muitas pessoas preferem comprar em lojas físicas em vez de e-commerce, por exemplo. Além disso, as estratégias de marketing envolvendo o tato também podem ser utilizadas na escolha de materiais da loja, como assentos de cadeiras, texturas de cortinas, entre outros elementos que causem uma boa percepção ao cliente.
Despertar a atenção dos consumidores por meio da visão também é um exemplo de marketing sensorial. Existe uma técnica muito conhecida no meio publicitário, chamada de psicologia das cores. Essa teoria diz que uma determinada cor pode fazer com que o cérebro humano faça determinadas associações. O vermelho e o amarelo, por exemplo, têm o poder de despertar a fome, e é por isso que muitas marcas de fast-food e alimentos, em geral, utilizam-se dessas cores na sua identidade visual e na embalagem de seus produtos.
O cheiro pode ser utilizado para que as pessoas sintam mais vontade de consumir um produto, sobretudo quando falamos em alimentos. É por esse motivo que muitos supermercados aplicam estratégias de marketing sensorial, utilizando, no ambiente, perfumes que realcem o aroma de guloseimas de padaria, frutas, entre outros alimentos.
Em outros segmentos, o olfato também pode ser estimulado, com o desenvolvimento de fragrâncias exclusivas para a loja.
Mesmo que o seu ramo não seja o da alimentação, oferecer algo que estimule o paladar do seu cliente pode ajudar para que ele feche um negócio com a sua empresa. Ao receber uma pessoa com potencial para se tornar cliente do seu negócio, ofereça café, biscoito, balas, etc.
Você sabia que o nosso estado de humor melhora quando somos expostos a sons que estimulem as boas sensações? Desse modo, trabalhar estrategicamente com músicas e playlists pode fazer com que o seu estabelecimento venda muito mais. Dependendo da ocasião e do tipo do seu negócio, a música pode ser utilizada tanto para estimular como para acalmar as pessoas, por exemplo.
Entendeu o conceito de marketing sensorial e como utilizá-lo no seu negócio? Então, siga a gente no Instagram e receba mais informações sobre na sua linha do tempo.