Você já deve saber que todo empreendimento precisa ter uma identidade visual para garantir atração e fortalecimento de uma marca. A mesma coisa deve ser pensada para a identidade sonora.
Essa característica diz respeito ao efeito que o som pode trazer para o marketing da loja e, consequentemente, para a decisão de compra do consumidor.
Esse efeito se justifica pelo fato de que o som, quando aliado a outras experiências sensoriais da marca, como a visual, pode ser um facilitador do processo cognitivo. Ele ajuda a associar a memória visual à memória sonora, fazendo com que o cliente goste mais de uma marca ou produto.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça os principais aspectos que a identidade sonora pode influenciar na sua loja. Confira!
Provavelmente você já deve ter chorado ao som de uma música que lembra um momento importante da sua vida. Ou ter espantado o mau humor ao ouvir uma playlist de um filme alegre e divertido que você gosta. Essas sensações ocorrem por causa da percepção emocional que a identidade sonora oferece.
Tanto filmes quanto comerciais de TV aproveitam dessa característica para vincularem emoções às suas marcas. Por isso, a identidade sonora de uma loja deve refletir a personalidade da marca, bem como o que ela deseja transmitir ao seu público.
O ideal é que o cliente consiga fazer prontamente a associação, assim que entra no ponto de venda.
Com a música, o tempo passa diferente. Essa é uma constatação que cientistas fizeram ao avaliar os efeitos da música no nosso cérebro. Eles perceberam que a música serve para desviar a concentração.
Isso acontece porque o cérebro humano possui uma capacidade limitada de recebimento de informações, fazendo que a gente preste mais atenção à música.
Sendo assim, quando uma loja tem identidade sonora, o consumidor que visita o estabelecimento se sente menos apressado durante a compra.
Os clientes andam mais devagar, passam mais tempo olhando vitrines e produtos, “aproveitam” mais o ambiente da loja e, por consequência, acabam por consumir mais.
O aspecto visual e até mesmo o cheiro de uma loja são elementos importante para atrair a clientela. Mas esses não são os únicos. A música que toca na sua loja, que ajuda a compor a identidade sonora da sua marca, também tem grande influência.
Ela auxilia no processo de ambientação da sua loja. Ou seja, é uma maneira de deixar o local mais harmonioso, passar a sensação de conforto e bem-estar. Esses aspectos podem aumentar consideravelmente as vendas da loja.
Quem trabalha com produtos diversificados e com lançamentos periódicos deve investir em uma programação musical específica. Isso porque a música vai contribuir para delimitação da característica daquele produto.
Por exemplo, se você vai oferecer produtos ultramodernos e tecnológicos, é interessante colocar para tocar uma trilha sonora mais dançante.
Por esse motivo que geralmente as lojas de eletrodomésticos tocam gêneros como rock e pop ao invés de música clássica. Esses detalhes trazem e até reforçam elementos mais interessantes para o produto.
Tocar qualquer música para qualquer público é um erro gravíssimo. Isso porque o consumidor precisa ser tratado de forma mais personalizada. Assim como você escolhe um estilo de roupa para determinada faixa etária, deve definir um tipo de música para cada público-alvo.
O efeito disso pode aproximar a sua loja do público ao qual ela se destina a vender. Por exemplo, uma loja que tem consumidores mais jovens deve investir em trilha sonora que essas pessoas escutam. Não adianta atender o gosto do dono da loja. O cliente que deve ser o foco.
Essas foram algumas informações sobre identidade sonora. Agora que você conhece esses detalhes, é preciso saber como montar uma sonorização de ambiente perfeita para sua loja.
Usar caixas de som com menos potência e evitar construir ambientes quadrados estão entre as principais etapas para criar um projeto de sonorização adequado.
Ainda falando sobre identidade sonora, você, por acaso, sabe a diferença entre sound branding e music branding? Tire suas dúvidas lendo este texto!