Para fortalecer a marca do seu empreendimento, seja uma loja ou academia, você deve ter recorrido à comunicação visual. Encomendou a elaboração de um novo design para marca, trocou as embalagens dos produtos ou mudou as cores da loja. Isso tudo é de fato fundamental, mas já pensou em dar um up no seu negócio a partir da curadoria de música?
Essa nova tendência é advinda do marketing sensorial, o qual já deixou bem claro que música é comunicação, pois ela ajuda a passar uma mensagem. A curadoria trabalha justamente para reunir os melhores sons para que o cliente perceba a mensagem que a empresa quer passar.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça como funciona a curadoria de música e de que maneira ela pode ajudar na identidade da marca e aproximar o público-alvo. Também descubra como contratar uma empresa que oferece esse serviço de forma correta. Confira!
Há um tempo atrás, na era do LP, encontrar uma música era mais fácil. Bastava procurar por uma loja de discos e perguntar ao vendedor sobre o gênero ou o artista de que você precisava. Além disso, a quantidade de títulos era muito menor, pois gravar um disco era empreitada para grandes gravadoras.
Mas hoje em dia esse processo ficou mais difícil, já que a possibilidade de produzir música ficou diversificada, por exemplo, por diversos tipos de plataformas. É dentro desse contexto que entra a curadoria de música.
Essa tarefa se resume em procurar e encontrar a música e os artistas certos, que estejam associados com uma marca. Também são considerados valores de responsabilidade social na hora de gerir as playlists, por exemplo, excluindo músicas com conteúdos machistas e sexistas.
Quando se pensa em identidade de uma marca é comum associar apenas à identidade visual. Imagens, cores e design são elementos considerados para destacar a marca diante do mercado. Mas há também o aspecto da identidade sonora. Essa característica diz respeito ao efeito que o som pode trazer no marketing da loja e, consequentemente, na decisão de compra do consumidor.
Nesse sentido, a curadoria de música é fundamental para a construção da identidade sonora, pois ela vai conseguir reunir todos os sons que vão trazer percepção sensorial à marca. Portanto, uma curadoria bem-feita certamente garante o fortalecimento da identidade de uma marca como um todo.
Assim como deve-se definir um estilo de roupa para determinada faixa etária, deve-se escolher um tipo de música que agrade a determinado público-alvo. Sons que condizem melhor ao estilo de vida que o cliente procura.
A consequência disso é a aproximação da marca com o público. Por exemplo, vamos supor que a sua empresa é uma academia de ginástica. Em vez de apostar em música clássica, a curadoria deve investir em música eletrônica e pop.
Muitos fatores podem ser decisivos na hora de contratar uma curadoria. Um deles é ter vasta experiência na área. É preciso que a equipe envolvida conheça não apenas artistas famosos, mas também nomes independentes do cenário musical.
Também é desejável que a empresa responsável pela curadoria saiba realizar um bom planejamento. É importante que haja disponibilidade e interesse em conversar com a equipe de marketing que procura pelo serviço para entender qual o perfil do público da marca. Isso pode ser feito com um breve briefing ou questionário on-line.
Essas foram algumas informações sobre curadoria de música. Outra dica importante na hora de procurar esse serviço é buscar por um plano conforme a sua necessidade. Fuja das empresas que apresentam soluções genéricas. É preciso que a curadoria ofereça o plano mais adequado ao seu tipo de negócio.
E aí, ficou interessado em contratar um serviço de curadoria musical? Então entre em contato com a RadioSparx. Somos uma empresa de licenciamento, music branding e tecnologia!