Músicas para loja de roupa parece ser apenas um detalhe para os empreendedores. Porém, elas podem trazer um diferencial, que impacta diretamente no aumento das vendas. Afinal, a música interfere na personalidade e na decisão de compra do consumidor.
Por exemplo, sabe-se que a música ambiente pode auxiliar nas compras por impulso. Ou seja, fazer aquele cliente ter mais interesse em adquirir o produto. Ainda, música ambiente pode reduzir a poluição sonora da loja.
Quer saber mais detalhes desse assunto? Acompanhe este texto e conheça algumas formas de interferência que música tem no comportamento de compra do consumidor. Também, descubra como montar um playlist para a sua loja. Confira!
Uma loja que não possui uma rádio ambiente acaba oferecendo as clientes a poluição sonora produzida por conversas entre os vendedores e até barulhos de fora. Isso pode, de fato, irritar os consumidores, fazendo-os desistir de comprar.
Sendo assim, investir em música ambiente é uma maneira de os clientes repararem no som realmente agradável do estabelecimento. Por meio de uma playlist especialmente pensada para a loja e um bom sistema de som, será possível fazer com que o cliente se sinta empolgado pela música que toca ao seu redor.
Em todo segmento, há pelos menos dois tipos de clientes: aqueles que consomem por impulso e os que compram lentamente, utilizando processos complexos de escolhas. No ramo de loja de roupas, geralmente o cliente do primeiro tipo é mais predominante.
As pessoas que compram roupas, geralmente, já possuem peças suficientes em seu guarda-roupas. O que elas procuram, de fato, é uma peça para uma ocasião especial ou, simplesmente, melhorar a autoestima.
Mas o que a música ambiente tem a ver com isso? A melhor música para um cliente que compra por impulso é a música animada. Ela traz a sensação de urgência e estimula compras por impulso. Dessa forma, considere esse fator na hora de montar a playlist da sua loja.
Já pensou se sua loja de roupas, for voltada para um público de mulheres casadas acima de 50 anos, tocar música ambiente ao embalo do rock ou heavy metal? Certamente, a sua clientela reduziria drasticamente. Isso porque todo gênero musical deve ser alinhado ao público que você pretende alcançar.
Dessa maneira, procure entender a relação do estilo musical com a personalidade do cliente. Por exemplo, as músicas que abarcam os gêneros clássico, jazz, blues e folk são mais contemplativas e complexas. Isso demonstra que os ouvintes desses gêneros apresentam altos níveis de abertura a novas experiências.
Como sua marca se posiciona? Essa pergunta deve ser feita e a resposta pode ajudar bastante na hora de compor uma música ambiente. Por exemplo, se você tem uma loja feminina, pode optar por usar apenas vocais femininos e criar essa conexão. Se for somente para homens, pense em uma playlist mais urbana e noturna.
Geralmente, o proprietário imagina que o gosto musical pessoal dele é que vai deixar o ambiente de loja mais agradável. Não é bem assim, como já vimos, os clientes possuem personalidade própria, isso pode ocasionar em um gênero musical que, muitas vezes, o proprietário da loja não gosta tanto.
Dessa forma, o seu gosto pessoal tem que estar completamente fora da jogada. No momento de construir a playlist, você deve pensar apenas nos seus clientes.
Certamente, você não é especialista quando o assunto é playlist e, por isso, vai precisar de uma ajudinha profissional. Existem empresas que desenvolvem playlists especialmente de acordo com o seu negócio. Considere contratar um serviço especializado para não errar.
Essas foram algumas dicas de como pensar músicas para loja de roupa. Quer contratar um especialista para montar sua playlist? Entre em contato com a RadioSparx, trabalhamos com licenciamento, music branding, tecnologia e oferecemos soluções completa de música ambiente para a sua empresa!