Atualmente, é recorrente as empresas se preocuparem com a satisfação do consumidor. Afinal, é por meio do feedback do cliente que se conhece as variáveis que interferem no
tempo de permanência na loja e na
memória olfativa, por exemplo.
E a satisfação dos colaboradores?
O conceito de Employee Experience ganha cada vez mais espaço dentro dos departamentos de Recursos Humanos. Trata-se de um método de gestão que visa acompanhar como os colaboradores se sentem em relação à empresa.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este post para conhecer a importância do Employee Experience e conferir algumas maneiras de implementá-lo na sua empresa.
Qual a relevância do Employee Experience em uma empresa?
Já reparou que as funções exercidas pelos colaboradores são responsáveis diretamente pelo sucesso da empresa? Isto significa que é por meio da produtividade do capital humano que é possível alcançar as metas organizacionais.
Nesse sentido, o Employee Experience fornece informações valiosas para melhorar a motivação, o bem-estar e até mesmo a produtividade dos colaboradores. Esse método de gestão não fomenta apenas o desenvolvimento de estratégias de retenção de talentos, mas também de atração de outros.
Dicas para implementá-lo
Confira algumas dicas para implementar o Employee Experience na sua empresa.
Conheças as principais necessidades dos colaboradores
Cada pessoa se sente motivada por uma coisa. No entanto, alguns pontos são de interesse coletivo. Então, identifique esses elementos convergentes. Faça uma pesquisa de opinião para colher detalhes como gostos pessoais, costumes e valores.
Também recolha críticas em relação ao ambiente organizacional. Reserve um campo no formulário de pesquisa para que o colaborador tenha a liberdade de expressar o que pensa.
Motive-os
O conceito de Employee Experience serve, acima de tudo, para incentivar os colaboradores. Mas não se trata apenas de recorrer ao aumento de salário como estratégia de motivação. É preciso investir em experiências positivas.
Por exemplo, é sabido que há uma relação positiva entre
música e produtividade. Canções também ajudam a
reduzir a ansiedade. Nesse sentido, uma rádio interna pode ser instalada na empresa a fim de incentivar os colaboradores e também amenizar quadros de nervosismo.
Descentralize tarefas
Já pensou o quanto é desgastante solicitar autorização da chefia imediata para realizar até mesmo tarefas corriqueiras? Uma liderança que delega responsabilidades para os colaboradores é uma grande facilitadora do processo motivacional.
Essa afirmação se explica pelo fato de que quando o colaborador tem certa autonomia, ele consegue desenvolver mais ideias e se integrar melhor às equipes. Sendo assim, descentralize algumas atividades e delegue aos seus colaboradores.
Para as tarefas mais complexas, mas que são totalmente delegáveis, você pode realizar o treinamento dos colaboradores. Passe cada detalhe a eles, acompanhe a execução e em breve eles se sentirão confiantes para realizar o que lhes foi designado.
Esses foram alguns detalhes sobre Employee Experience. É importante que a empresa ofereça um ambiente agradável para sua equipe, pois isso faz com que os colaboradores se sintam incluídos e contribuam para o sucesso da organização.
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