Falta de entusiasmo, comprometimento e resiliência. Essas são algumas características de funcionários que não tem um engajamento na empresa. Esses aspectos acabam gerando prejuízo para a organização, uma vez que aumentam os custos para converter a situação provocada pela baixa produtividade e, até mesmo, por demissões.
Entende-se que o profissional está engajado quando ele se sente parte do exercício das atividades da empresa. Ele considera que suas contribuições são compatíveis com sua visão de propósito tanto pessoal quanto profissional e, com isso, trabalha de maneira mais responsável para o sucesso da empresa.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e conheça dicas primordiais para melhorar o engajamento na empresa!
Geralmente uma equipe de colaboradores que não se sente engajada na empresa acaba desistindo do seu trabalho, pedindo demissão. Com isso para poder repor o quadro de funcionários a empresa vai gastar com os processos de seleção, recrutamento e também de demissões, causando um enorme prejuízo e perda de talentos.
A fim de evitar isso é melhor investir em uma política de engajamento na empresa. Por exemplo, a organização pode incluir os programas de participação nos lucros e resultados. Trata-se de uma iniciativa na qual há uma divisão dos ganhos quando os resultados definidos são alcançados. Ou seja, a empresa define as metas e, graças ao engajamento dos funcionários no cumprimento delas, a situação do negócio muda para melhor.
Há uma relação extremamente direta entre produtividade e engajamento. Observa-se que um funcionário que não está engajado na empresa acaba tendo baixas do trabalho, não consegue atingir objetivos e muito menos tem perspectiva para conquistar novos clientes.
Dessa forma, o aumento da produtividade precisa estar vinculado a uma característica de motivação. Nesse processo, pode-se utilizar a ferramenta da música. Por exemplo, quando se apresenta no ambiente do trabalho uma música adequada, é possível que isso reduza o quadro de ansiedade e aumente o foco e concentração do colaborador. Assim, há aumento de produtividade e, consequentemente, a redução dos custos.
Geralmente as empresas gastam muito dinheiro com o consumo excessivo energia e com o uso desnecessário de grande parte do material de escritório. É preciso conscientizar os funcionários a esse respeito e uma boa maneira de fazer isso é por meio do engajamento.
É importante que a empresa crie um diálogo com os funcionários e mostre que eles fazem parte não apenas do sucesso da empresa mas também da responsabilidade em relação ao meio ambiente. Uma empresa que não economiza papel, energia ou qualquer outro recurso que venha da natureza acaba sendo insustentável.
Muitas das vezes não será possível cumprir todas as metas e atividades previstas no durante um expediente normal. Será preciso que os colaboradores fiquem um pouco mais tempo no escritório. Para tanto, esses colaboradores precisam estar engajados na empresa para que consigam realizar horas extras sem se sentirem obrigados ou desmotivados.
Para que se consiga esse envolvimento dos funcionários em prol das horas extras é importante que a empresa converse com eles no sentido de dizer que a realização daquelas tarefas é importante para o sucesso do negócio. Também é fundamental destacar que eles serão recompensados por meio de um banco de horas, que podem ser convertidas em folgas, por exemplo.
Essas foram algumas informações sobre engajamento na empresa. É fundamental sempre manter os funcionários motivados para ter um clima organizacional saudável e garantir a lucratividade do negócio. Você pode até utilizar uma playlist de rádio interna na sua empresa. Existem diversos gêneros musicais que podem trazer efeitos específicos no processo de motivação dos colaboradores, aumentando o engajamento e reduzindo os custos.
Quer continuar entendendo como utilizar melhor o trabalho dos colaboradores sem aumentar gastos? Então leia agora mesmo nosso texto sobre como reduzir custos e aumentar a produtividade é uma relação possível.