Quer música ambiente na sua loja ou evento sem precisar pagar pelos direitos autorais? Então, temos uma ótima opção: o nosso Plano Royalty Free.
Neste post, iremos analisar as vantagens que ele é capaz de oferecer ao seu empreendimento, a economia que pode gerar e entender por que ele pode ser a escolha ideal para as suas necessidades.
Leia também: Rádio Indoor: como funciona e qual a diferença entre os planos Royalty Free e Hits?
Para começar, vamos explorar a importância de uma boa música ambiente para o seu negócio.
Estudos de caso realizados pela Dynamic Logic (parte da Millward Brown) revelam que a publicidade em rádio indoor pode resultar em um aumento de até 30% nas vendas dos produtos anunciados.
Quando tocou música clássica em uma loja de vinhos, os consumidores compraram mais vinhos caros. Isso ocorre porque a música cria um ambiente sofisticado que influencia as decisões de compra.
Da mesma forma, uma música mais animada pode levar os clientes a se movimentarem mais rapidamente pela loja, enquanto uma música mais lenta pode incentivá-los a passar mais tempo no local. Isso mostra como o marketing sensorial, através da música ambiente, pode ser uma poderosa ferramenta de vendas.
Utilizar uma rádio indoor é uma maneira eficiente de controlar a música ambiente do seu estabelecimento. Com ela, você pode criar playlists personalizadas que combinem com o perfil da sua marca e dos seus clientes.
Além disso, a rádio indoor permite que você faça anúncios internos, o que pode aumentar ainda mais as suas vendas.
O ECAD, sigla para Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, é uma entidade brasileira responsável pela arrecadação e distribuição de direitos autorais relacionados à execução pública de obras musicais. Ele atua como um intermediário entre os detentores de direitos autorais (compositores, intérpretes, editoras musicais, etc.) e os usuários dessas obras, como rádios, emissoras de televisão, casas de shows, estabelecimentos comerciais e outros.
O ECAD tem a função de garantir que os criadores e titulares de direitos autorais sejam remunerados pela utilização pública de suas músicas. Quando uma obra musical é executada publicamente, o ECAD coleta os valores correspondentes aos direitos autorais e distribui esses recursos aos respectivos titulares, de acordo com regras estabelecidas.
Porém, nem todas as músicas cobram direitos autorais e é aí que o Plano Royalty Free entra.
Ao usar música ambiente em seu estabelecimento, é preciso se preocupar com os direitos autorais das faixas. No entanto, ao optar pelo plano Royalty Free, esse problema é eliminado.
As músicas desse plano são 100% livres de taxas de direitos autorais (sem taxas do ECAD), o que significa que você pode tocá-las sem se preocupar com multas ou penalidades.
Além disso, o plano Royalty Free geralmente tem um custo menor em comparação aos planos que incluem músicas mais conhecidas. Isso faz com que ele tenha um ótimo custo-benefício, principalmente para pequenas e médias empresas.
Para que você consiga entender melhor sobre como o Plano Royalty Free é capaz de ajudar o seu negócio, vamos explicar sobre como a Expo Femi conseguiu economizar 100% com taxas ECAD.
A Expo Femi, Festa Estadual do Milho, uma das principais que acontecem no sul do país, contou com mais de 150 mil pessoas em 2022. Durante o evento, músicas são tocadas por um sistema de som a todo momento, além de comunicados que precisam ser divulgados por esse meio.
Para não precisar pagar pelos direitos autorais das músicas que estavam tocando durante a exposição, a Expo Femi contratou o plano Royalty Free. Ao fazer isso, economizaram cerca de R$ 50 mil!!
Optar pelo plano Royalty Free pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Além de ser uma opção econômica, ele também oferece tranquilidade em relação aos direitos autorais. E com a solução da InfyMedia, você ainda conta com outros recursos que podem ajudar a aumentar as suas vendas.
Então, que tal levar a sua música ambiente para o próximo nível? Entre em contato com a InfyMedia e descubra todas as vantagens que o Plano Royalty Free pode oferecer para o seu negócio!
Leia também: Case de Sucesso: Saiba como a Pisolândia economizou 88% em relação à cobrança do ECAD