Reter clientes é um dos aspectos mais importantes para o crescimento de um negócio. E o tempo de permanência do consumidor no estabelecimento é essencial para gerar essa oportunidade. Mas para tanto, é preciso aplicar as estratégias corretas para justamente não colher o efeito contrário: afugentar o cliente.
Dentre as estratégias possíveis, está aumentar a exposição do cliente à compra. Para citar algumas, pode-se considerar o cross selling e a música ambiente. Essa última tática estimula sensações prazerosas nele, o que garante que fique mais tempo na loja.
Quer mais detalhes sobre esse assunto? Leia este texto e conheça as estratégias adequadas para aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e como deixar o seu estabelecimento mais convidativo. Confira!
Quando o cliente vai a uma loja que apresenta poucas possibilidades para ele, certamente esse consumidor gasta menos tempo no estabelecimento. É preciso que ele passe a ter que pensar mais acerca dos produtos, isso faz com que fique mais tempo dentro do local.
Uma das maneiras de garantir esse efeito e ampliar o tempo de permanência é por meio do cross selling. Essa é uma estratégia bastante conhecida no mercado que consiste em ofertar produtos complementares àqueles que o cliente está adquirindo.
Um exemplo disso é uma loja de celulares que além da venda do próprio equipamento, também oferece produtos como capinhas protetoras e películas de vidro.
Organizar os produtos em qualquer lugar no estabelecimento pode ser algo pouco convidativo para que o cliente permaneça ali por mais tempo. Por isso é importante expor de maneira inteligente, colocando a mercadoria de forma que o cliente tenha uma percepção visual dos produtos.
É importante também que essa disposição dos produtos permita que o cliente consiga pegar neles, tentar percebê-los melhor e inclusive experimentá-los. Dessa forma, o cliente não vai querer sair da loja tão rapidamente.
Sabia que a música tocada afeta a opinião do consumidor sobre a marca e também influencia diretamente a sua experiência de consumo? Isso pode ser constatado, por exemplo, quando uma música mais calma faz com que os frequentadores andem mais lentamente.
Ainda, quando um som mais agitado faz acelerar seus visitantes, algo bastante valioso para restaurantes de fast-food que precisam de alta rotatividade. Desse modo, o som ambiente influencia o comportamento das pessoas de forma que pode impactar suas vendas.
Muitas vezes vai ser necessário realizar melhorias no ambiente para torná-lo agradável. Isso pode começar pela reformulação das cores dele. Por exemplo, usar vermelho para etiquetar pode ser eficiente para indicar bons preços. O mesmo já não vale para o azul, o qual passa mais sensação de estabilidade.
Embora trabalhar com cores ou símbolos seja importante, a sua empresa pode ir além disso e optar por investir em marketing olfativo. Por exemplo, criando um logo olfativo. Ou seja, é possível compor uma identidade aromática capaz de fazer com que o cliente perceba que a fragrância da sua loja é única e exclusiva daquele estabelecimento.
Dessa forma, o marketing olfativo pode ser um aliado para aumentar o tempo de permanência dos consumidores na loja. Afinal, quando ele está imerso em um ambiente com odor agradável, tende a se sentir aconchegado pelo espaço.
Essas foram algumas dicas para aumentar o tempo de permanência do cliente na loja. Se você busca uma estratégia de rádio indoor para melhorar a experiência sonora do seu estabelecimento, não deixe de conhecer a RadioSparx.
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