A experiência do cliente é uma preocupação cada vez mais presente no ambiente corporativo. Isso porque os consumidores estão mais exigentes e não querem apenas adquirir produtos, mas também sentir afinidade com os valores da empresa e conforto durante suas visitas. Então, se você ainda não se preocupou com isso, é hora de colocar o conforto dos clientes entre suas prioridades.
Um exemplo que podemos observar na prática é a rede de cafés Starbucks, que sempre oferece ambientes intimistas, com variedades de assentos confortáveis, onde os consumidores podem apreciar os produtos, mas também realizar reuniões de trabalho, estudar ou encontrar seus amigos para conversar.
Se você quer saber mais sobre o assunto, confira as vantagens de investir em uma estrutura confortável que destacamos abaixo!
Estender o tempo de permanência dos clientes em um ponto de venda é um grande desafio, pois muitas vezes as pessoas só vão em busca dos produtos que os interessam e saem imediatamente depois da compra. Investindo em conforto, no entanto, você tem mais chances de aumentar o tempo de permanência de seus clientes, o que tem como consequência direta um maior consumo, especialmente quando se trata de restaurantes e estabelecimentos afins.
Com um maior conforto e mais tempo de permanência nas dependências da loja, ampliam-se as chances dos clientes consumirem novos produtos, o que reflete no crescimento das vendas e, é claro, em um maior lucro.
Não é novidade que um cliente satisfeito tem grandes chances de indicar seus produtos e serviços para amigos e familiares. Sendo assim, um ambiente confortável aumenta as chances de garantir um marketing espontâneo. Como mostramos acima, são muitas as vantagens de investir no conforto de seus espaços, então, surge a dúvida sobre por onde começar. Para ajudar nisso, indicamos abaixo algumas estratégias que você pode adotar. Confira!
Manter uma rádio com uma seleção de músicas próprias para a sua loja é uma excelente forma de investir na experiência de seus clientes. Sendo assim, escolha uma trilha sonora que tenha a ver com seu modelo de negócio. Uma marca voltada para um público jovem, por exemplo, deve escolher músicas animadas e que estão nas paradas de sucesso.
Entre as estratégias que surgiram pensando em melhorar a experiência do cliente está o marketing sensorial, que tem como objetivo estimular um ou mais sentidos das pessoas para atrair a atenção para uma marca ou produto. O marketing olfativo, então, tem como objetivo realçar o olfato por meio de fragrâncias, que podem ser exclusivas para a sua loja. Um exemplo claro disso é a marca carioca Farm, cujas lojas têm um cheiro peculiar e inconfundível.
Depois de todas essas dicas, você tem condições de avaliar quais estratégias são as mais aplicáveis ao seu negócio e colocar a mão na massa. Com isso, sua taxa de fidelização tem grandes chances de crescer e sua empresa de prosperar.
Agora que você entendeu a importância do conforto dos clientes e sabe como investir nele em sua empresa, conte para a gente quais ações você já aplicou. Basta deixar um comentário em nosso post!