Muitos estabelecimentos já perceberam que a função de uma marca, atualmente, não é somente vender, pois os clientes procuram mais. É importante propiciar experiências e sensações positivas. Sendo assim, além de oferecer bons produtos ou serviços, é necessário investir na ambientação de loja e aprender como implementá-la.
Então, se você deseja compreender o que é ambientação de loja, qual a sua importância e como colocá-la em prática, confira nosso conteúdo!
Quando vamos a uma loja, temos duas opções: ou nos sentimos confortáveis e sabemos, por intuição, por qual prateleira seguir; ou nos sentimos perdidos, procuramos determinados produtos, mas não o encontramos, mesmo que tenhamos passado em frente a ele por mais de dez vezes.
Há uma explicação para esses momentos em que o cliente se sente perdido: a ambientação de loja. Provavelmente, o proprietário não sabe como dispor as prateleiras, organizar o espaço e deixar todo o processo mais intuitivo para o público. Essa situação se aplica a diversos estabelecimentos.
Por essa razão, é importante apostar na ambientação como um diferencial competitivo, facilitando o trajeto do cliente, fugindo da poluição visual e trazendo uma boa iluminação e uma música ambiente adequada. Assim, é possível trazer a sensação de conforto e acolhimento, transformando a ambientação em estratégia primordial.
Para que a loja tenha uma boa ambientação é preciso trabalhar todos os seus elementos, confira!
A iluminação é capaz de atrair o olhar do consumidor para os pontos de destaque. Quando é trabalhada de forma agradável, pode influenciar na permanência do cliente na loja. É possível optar por uma iluminação mais cênica, ou seja, proporcionar um ambiente que enfatiza objetos e gera um clima mais intimista no ambiente. Ainda, optar por uma iluminação mais quente, uma luz amarelada, que traga a sensação de aconchego.
É importante cuidar da temperatura do ambiente, por isso, deve-se fazer o possível para que os corredores mantenham-se arejados e com passagem de ar. Isso não significa necessariamente o uso de ar-condicionado, pois para determinados lugares, como academias, essa é uma questão complicada. No entanto, ventiladores podem ser instalados, de forma que não prejudiquem o visual do estabelecimento e não atrapalhem o consumidor em seu trajeto.
A música trabalha com algo muito importante atualmente: o marketing experiencial. Ela é capaz de acalmar, estimular e auxiliar no exercício físico. De acordo com a musicoterapeuta Ana Escobar, a música ativa o centro de prazer no cérebro, por meio da liberação de dopamina, e libera a sensação de bem-estar. Por isso, trabalhar com uma música ambiente é uma estratégia eficaz para que o consumidor sinta-se à vontade e, inclusive, permaneça por mais tempo no local.
Muitos estabelecimentos investem no ambiente para que o cliente sinta-se confortável. No entanto, para fazer uma boa ambientação é preciso ter atenção a diversos fatores, como:
Se você tem como objetivo maximizar suas vendas e trabalhar o diferencial competitivo do seu estabelecimento, é importante conhecer o trade marketing, uma técnica que visa expor um produto ou serviço de forma estratégica em centros de distribuição. Para isso, os hábitos e as preferências do consumidor são analisados, para definir quais canais de mídia serão utilizados.
Essa estratégia, quando alinhada ao ambiente musical com o uso de uma rádio personalizada, otimiza a experiência do público e integra harmonicamente o ambiente sem alterar a interação visual. Por isso, ao trabalhar a ambientação de loja, é imprescindível considerar todas as opções e analisar, de acordo com o estabelecimento, qual será a melhor opção.
Se você quer saber mais sobre o assunto e otimizar sua relação com o cliente, saiba como promover trade marketing no ponto de venda com a rádio indoor!