Nos dias atuais, conhecer o seu cliente e oferecer uma boa experiência está entre as principais atribuições que levam ao sucesso de uma empresa. No entanto, existe uma lacuna que pode ser explorada e que muitas empresas ainda deixam de lado: melhorar a experiência do cliente. Mas como fazer isso?
Primeiro, é preciso entender melhor o que constitui a experiência do consumidor, para depois refletir e encontrar atitudes e soluções que enriqueçam essa experiência. E por isso, a seguir, vamos te ajudar falando sobre 3 maneiras de melhorar a experiência do cliente.
Vamos entender o que é a experiência do cliente nos baseando em algumas premissas:
É preciso fazer uma boa reflexão sobre esses pontos, levando em consideração o seu negócio e o que você vende. Ao entender o valor do que você oferece dentro da perspectiva do cliente, você já sabe como será a experiência dele.
E a partir daí, é possível passar por cada um desses pontos, melhorá-los e oferecer um maior valor agregado no produto. Assim, você conhece e aprimora a experiência do consumidor. Agora, algumas ações práticas!
Esse ponto é essencial. Se imagine comprando um produto ou serviço da sua própria empresa. Como seria o processo? O caminho da compra traz uma boa experiência? Pense sobre o atendimento e a agilidade e a satisfação depois disso tudo. Você compraria de novo?
Questionar a forma de trabalho é uma ótima maneira de melhorar a experiência de um modo geral. No mundo dos negócios, é importante enxergar de vários ângulos.
Pesquisa, feedback, informação. Use todos os recursos em que possa ouvir seu cliente. Ele é a fonte e a razão. Dê a devida atenção para reclamações, sugestões, e coloque melhorias em prática.
Atender aos anseios de um cliente é uma forma muito efetiva de melhorar a experiência. Tornar processos mais funcionais numa venda é tudo que o cliente deseja, portanto, faça isso acontecer com sua ajuda.
Você já parou para pensar como sua loja parece aos olhos do cliente? Quais as razões que levam ele a entrar na sua loja e não em outra? É instinto. O apelo aos cinco sentidos atrai mais clientes. Mas da maneira correta.
O marketing sensorial é uma ferramenta valiosa. Faça com que seja fácil para o cliente tocar, ver e sentir seu produto ou serviço. Ao mesmo tempo, use da música ambiente, explore tudo. Para o cliente, é quase invisível, mas o aumento de valor na sua experiência é instantâneo.
A experiência do consumidor deve estar no centro das suas atenções. Melhorar a experiência do cliente é um trunfo que leva ao crescimento do seu negócio. E se você curtiu nosso post e não quer ficar de fora das próximas publicações, precisa nos seguir agora mesmo nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!