Como a RadioSparx ajudou o Santander a reforçar o engajamento junto aos seus mais 50.000 colaboradores
Poucos sabem, mas a Rádio Indoor, além de ser uma das ferramentas de Marketing Sensorial que mais contribuem na persuasão dos clientes e no aumento direto das vendas, também é uma poderosa estratégia de endomarketing.
E, neste estudo de caso, vamos entender como o Santander conseguiu reforçar o engajamento do seu time, com mais de 5000 colaboradores, utilizando da rádio indoor.
O banco Santander, fundado em 1857, está presente em dez mercados principais, na Europa e nas Américas. Em atividade no Brasil desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País. Possui forte capilaridade em todas as regiões do País, por meio de sua ampla estrutura que é composta por:
A operação do Santander Brasil se divide em duas grandes estruturas: o banco comercial, que reúne todas as atividades do varejo (atendimento aos clientes pessoa física e pessoas jurídicas de pequeno e médio porte – PME) e o atacado, que abrange grandes empresas e operações no mercado de capitais.
O propósito global do Santander é “Contribuir para que as pessoas e os negócios prosperem”, de forma simples, pessoal e justa. E ajudar a difundir essa cultura na rotina de trabalho dos colaboradores é o que resume a principal missão deste projeto de Rádio Indoor.
O principal desafio do Santander era aumentar efetividade de comunicação, o alcance, o engajamento, o reconhecimento e produtividade de seus mais de 50.000 colaboradores, espalhados das sedes situadas em:
Os principais objetivos específicos iniciais eram:
A Rádio Indoor da Radiosparx é uma ferramenta de rádio ambiente com resultados multipotenciais. Além de otimizar a experiência dos clientes e contribuir diretamente para o aumento das suas vendas, também é perfeita aliada às estratégias de Endomarketing de empresas que têm em seu DNA o foco na experiência dos seus colaboradores.
A plataforma funciona como uma rádio interna, com playlists musicais personalizadas que podem ser reproduzidas de maneira síncrona, em todas as lojas da rede de um determinado negócio, bem como pode ter programações individuais para cada uma região, cidade, prédio ou até mesmo setor da empresa.
E, o melhor de tudo, sem dúvidas, é a possibilidade de criar programetes personalizados, os quais são verdadeiros aliados para reforçar a comunicação e o engajamento das empresas com seus colaboradores em tempo real e de maneira suave, com foco total na experiência positiva e na satisfação.
Sem sombra de dúvidas – a resposta é sim!
Primeiro, porque uma vez que a Rádio Indoor gera uma experiência positiva, trazendo playlists com músicas agradáveis e favoráveis à rotina de trabalho.
Em segundo lugar, a produção de programetes personalizados garante uma comunicação informativa, educativa e persuasiva muito mais próxima ao time e com altíssima adesão, uma vez que trata-se de uma mídia passiva (de interrupção) , na qual o colaborador consome o conteúdo muitas vezes sem perceber, mesmo sem ir buscar por ele ativamente (como o caso de blogs, redes sociais, grupos de mensagens, entre outros).
Para solucionar a necessidade do Santander,, a RadioSparx desenvolveu programa de rádios corporativa, trazendo conteúdo educativo, informativo e engajador de maneira organizada e suave para o dia a dia dos colaboradores.
Neste projeto de Rádio Indoor, estavam inclusos produções, inserções e agendamentos de programetes, spots, vinhetas e anúncios de comunicação interna focados em:
Por meio do projeto de Rádio Indoor, o Santander conseguiu alcançar diversos importantes para a gestão do seu time.
Um dos principais feitos foi a perceptível melhora na organização e higiene da empresa de maneira generalizada. Embora pareça ser uma tarefa fácil, atrair adesão ao comportamento desejado pela empresa depende de muitas variáveis, como a cultura e o estilo de vida individual de cada colaborador.
Sem a rádio interna, não ficava claro o comportamento que a empresa desejava, bem como algumas normas acabavam caindo no esquecimento. Com os reforços positivos da rádio indoor, os colaboradores recebiam a informação em tom de voz educativo/informativo, em vez do imperativo, que muitas vezes gera antipatia e comportamento contrário ao desejado.
Outro resultado extremamente positivo foi o buzz interno em relação às campanhas do dia das mulheres e à campanha endomarketing do Rick Próspera. Com os programetes cuidadosamente produzidos, em linguagem fácil de assimilar e amistosa, que veicularam com ampla repetição na programação, os colaboradores não só tomaram conhecimento, como se sentiram muito mais motivados a participar que quando eram impactados apenas com canais de comunicação interna mais convencionais (mural, jornal interno, e-mails…) que possuem adesão e repetição muito mais baixos.
O projeto iniciou com a intenção de implementar Rádio Corporativa para fins de Employee Experience & Facilities, Porém, com o sucesso do veículo para este fim, internamente chamou atenção do próprio CEO e do setor de Marketing do Santander. Confira, abaixo o depoimento de Eduardo Delphino – Diretor de Serviços de Infraestrutura Segurança, Premises e Facilities do Santander:
“O pessoal da RadioSparx realmente se compromete com o resultado do cliente. São parceiros, sempre fazendo análises, dando dicas e às vezes até overdelivering de soluções casadas com as demais ferramentas de rádio interna. Recomendo sempre e hoje é um pré-requisito para quem quer implementar e fortalecer a comunicação interna aos colaboradores.”
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