Isso pode ser feito por uma empresa especializada em um serviço de streaming, que é capaz de cuidar da sua música para que ela também se torne um elemento do seu marketing.
Neste post, explicaremos o que é streaming para rádio e quais são os itens que devem ser considerados para escolher o serviço ideal para a sua empresa. Confira!
Considerado uma tendência que cresceu consideravelmente nos últimos anos, o streaming é um meio de transmissão de conteúdo — principalmente músicas, séries e vídeos — pela internet, com a possibilidade de ser transmitido em tempo real ou sob demanda (os conteúdos ficam disponíveis para quando o usuário quiser acessar).
O rádio streaming é um serviço inovador de transmissão de rádio online, com benefícios e facilidades que descomplicam a vida de empresários que precisam de uma trilha sonora em seus negócios.
Antes de tudo, o usuário precisa ter algo que gerencie a transmissão em seu computador, que deverá estar conectado à internet. Além disso, é fundamental que os arquivos estejam em formatos específicos de áudio ou vídeo. Entre os principais formatos compatíveis com o sistema, podemos citar:
Assim que você tiver escolhido o formato, de acordo com o dispositivo e serviço utilizado, o conteúdo será enviado para um servidor de streaming e transmitido para os seus ouvintes.
Se você chegou até aqui, provavelmente já deve ter entendido o que é streaming para rádio e como ele funciona na prática. Agora, a dúvida que resta é: afinal, por que você deve utilizar um serviço de streaming na sua empresa? Para responder a esta pergunta, listamos os principais benefícios que um rádio streaming pode trazer para o seu negócio. Confira!
Não há como negar que convencer as pessoas a participarem de uma campanha é muito mais simples quando é feito por meio de um veículo de comunicação online. Além de deixar de lado a necessidade de conversar com cada pessoa individualmente, gastando um tempo precioso que poderia ser dedicado a outras atividades lucrativas, a rádio online tem muito mais visibilidade e, portanto, atinge um público maior.
Além disso, uma boa visibilidade também é uma maneira de garantir credibilidade. Quanto mais ouvintes perceberem que a sua empresa divulga conteúdos e campanhas importantes, melhor ficará a sua imagem diante o mercado.
O rádio streaming faz parte da estratégia de experiência sensorial, tendo um efeito extremamente efetivo para os ouvintes. Quando as músicas são apropriadas para os consumidores e até mesmo os colaboradores da empresa, o serviço online é capaz de tornar o ambiente mais agradável e atrativo, aumentando a permanência do cliente no seu estabelecimento e, consequentemente, aumentando as chances de fidelização.
Segundo o estudo The Importance of music for business, uma playlist que esteja adequada ao gosto dos ouvintes pode fazer com que:
Outra vantagem muito buscada pelas empresas que querem investir no rádio streaming é a possibilidade de personalizar o conteúdo e escolher o que será transmitido para os clientes. Afinal, não há como negar que é muito mais difícil aumentar o bem-estar se você nem ao menos pode colocar um som que agrade o seu público-alvo.
Existem diversas empresas que oferecem o rádio streaming, mas, antes de assinar contrato com alguma delas, é necessário analisar quais são os benefícios oferecidos e como eles serão positivos para a sua empresa.
Faça um comparativo analisando quais são as vantagens oferecidas, a qualidade do trabalho realizado e como esses diferenciais beneficiarão negócio. A partir dessa análise, contrate a empresa que melhor se adapte às suas expectativas.
Oferecer uma boa experiência para o cliente é ideal para qualquer empresa. Portanto, valorize os serviços que comecem o atendimento de forma rápida, procurando entender as suas necessidades e oferecendo as melhores opções para atendê-las.
É importante verificar se a qualidade do atendimento e a agilidade da empresa vão permanecer após a contratação dos serviços, uma vez que um rádio streaming exige um suporte instantâneo caso haja algum problema ou uma emergência.
Imprevistos com o sinal da internet podem acontecer a qualquer momento, e ninguém quer ficar na mão nessas horas, não é mesmo? Sendo assim, dê preferência às empresas que forneçam armazenamento offline para que as músicas continuem tocando normalmente, mesmo sem conexão.
Pedir a opinião de empresas que já utilizam esses serviços pode ser uma estratégia inteligente para descobrir se todos os benefícios oferecidos são, de fato, colocados em prática da maneira correta.
Além disso, as avaliações sobre a satisfação dos usuários contam muito na hora da decisão final sobre qual serviço contratar. Apesar de toda a propaganda, só a experiência de quem é cliente da plataforma pode dizer como o serviço realmente beneficiou o seu empreendimento.
Com todas as informações reunidas, converse com as possíveis empresas e solicite um teste do serviço. Utilize essa oportunidade para analisar todas as funcionalidades oferecidas, teste as playlists, peça a opinião dos seus colaboradores sobre a qualidade das músicas e preste atenção no comportamento do cliente durante esse período.
Agora que você já sabe o que é streaming para rádio e como escolher o tipo ideal para o seu estabelecimento, é hora de priorizar a empresa que apresentou o melhor desempenho em todos os itens citados em nosso texto.
Considere a RádioSparx como uma opção de serviço de streaming para o seu negócio e entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções e propostas diferenciadas!