Afinal, esse recurso tem um efeito direto na permanência das pessoas no local, tornando-se uma estratégia inteligente de marketing. Trata-se também de um canal de comunicação bastante eficaz que pode funcionar a seu favor.
Desde que surgiu, em 1920, a sonorização nos ambientes foi utilizada principalmente para aumentar a produtividade dos trabalhadores. Chamadas inicialmente de “música de elevador”, confirmou-se que as trilhas sonoras são ferramentas de persuasão, comprovando sua eficácia até os dias atuais.
Neste artigo, você saberá tudo o que há de mais importante relacionado à música ambiente em estabelecimentos comerciais e como acertar ao montar uma playlist.
O som é uma ferramenta de vendas bastante poderosa. A audição é um sentido que deve ser explorado para proporcionar experiências ainda melhores para os seus clientes, o que tem um impacto direto nas suas vendas.
Conheça abaixo as principais vantagens de contar com música ambiente em seu estabelecimento:
Se o cliente passa mais tempo em uma loja, também aumentam as chances de ele decidir comprar alguma coisa, seja por circular mais ou por ser impactado por suas estratégias de marketing.
É a partir desse raciocínio que fica nítido como uma trilha sonora para o seu ambiente pode ser benéfica para os seus resultados.
Com cada vez mais concorrência em diversos segmentos, é bastante positivo contar com recursos que ajudem a solidificar a identidade da sua marca. O som pode ser um grande aliado nessa missão.
Sem essa possibilidade, o seu estabelecimento arrisca ser visto como apenas mais um. Você precisa das ferramentas certas para se destacar.
Um cliente raramente decide voltar a um estabelecimento se tiver uma experiência ruim nele. Há outra forma de dizer isso: o público prefere sempre voltar a um local onde teve boas experiências.
Dessa forma, você deve sempre contar com um ambiente convidativo que cause um impacto positivo nos seus visitantes e a trilha sonora ajuda muito nisso.
Quem nunca associou uma música a um momento ou a uma pessoa? Isso também pode funcionar a favor do seu estabelecimento. Está na hora de criar lembranças positivas junto ao público com a ajuda do som.
Para isso, basta montar uma playlist que seja do interesse do perfil do público que circula pelo seu negócio ao mesmo tempo em que se faz marcante o suficiente para ser lembrada.
Enquanto o cliente tiver diversas opções para escolher, nem sempre ele preferirá o seu negócio. Então, é mais do que válido contar com soluções que aproximem seu estabelecimento desse público.
Sentir-se em conexão com uma marca é bastante significativo para diversas faixas de público. A resposta imediata disso é, claro, a preferência total por fazer negócio com aquela empresa.
Como já ficou claro, saber como montar uma playlist personalizada é essencial para aumentar as suas vendas. Por isso, selecionamos algumas dicas musicais que podem te ajudar com esse assunto.
Confira a seguir algumas dicas para criar a playlist personalizada do seu negócio:
Escolher a melhor trilha sonora não está relacionado somente ao gosto musical, são diversos fatores envolvidos. Nesse sentido, é importante mapear a faixa etária dos clientes que frequentam o seu estabelecimento, como pessoas mais jovens, adultos e idosos.
Mensurar as características de cada grupo ajuda você a definir as músicas que mais poderão agradar em determinado período, seja pela manhã, tarde ou, até mesmo, noite. Vale a pena também fazer pesquisas de preferências musicais para acertar em cheio no estilo!
O seu posicionamento de marca é uma estratégia importante para os negócios, por isso sua loja pode reforçá-lo por meio da trilha sonora. Se você tem uma academia, por exemplo, é interessante montar uma playlist agitada que ajude na animação dos alunos.
Isso ajuda a reforçar a marca do negócio, criando uma identidade também no seu segmento.
Em determinados períodos, é natural que uma loja ou qualquer outro tipo de empreendimento receba muitos ou poucos clientes. Para auxiliar no fluxo de clientes, a música também tem uma participação especial no assunto.
Estilos musicais mais rápidos e animados influenciam no comportamento dos clientes, permitindo que eles andem mais rápido pela loja. Por outro lado, ritmos mais calmos são requisitados para aumentar a permanência dos consumidores.
Além dos clientes, é crucial lembrar que os seus colaboradores são as pessoas que estarão na sua loja o tempo todo, então é essencial que a playlist também seja agradável para eles.
Se por um lado a sonorização tem o poder de aumentar as vendas, por outro ela também ajuda a melhorar a produtividade. Então, antes de definir qualquer playlist, peça também a opinião da sua equipe.
Escolher as músicas que mais agradarão os seus clientes e otimizarão as vendas não é uma decisão fácil.
Por isso, muitas lojas e empresas contratam empresas especializadas nessa seleção, que já possuem experiência nesse mapeamento, levando em consideração outros fatores importantes, como perfis de clientes, amplo repertório musical, entre outras questões.
Agora que você já conhece os principais atrativos de aproveitar o som no ambiente do seu estabelecimento, está na hora de colocar essas ideias em prática. Considere as dicas acima para criar a playlist adequada para o seu negócio e comece a aproveitar os benefícios desse recurso.
Descobriu tudo o que precisava para montar uma playlist interessante e aumentar as suas vendas? Então, aproveite para trazer essa solução para o seu espaço. Basta entrar em contato conosco pelo nosso site.