Os cinco sentidos humanos são essenciais para a percepção do mundo ao redor e assumem um papel muito importante nas decisões tomadas pelas pessoas. Assim como elas reagem negativamente em um local em que suas percepções estão ameaçadas, respondem positivamente quando seus sentidos são estimulados corretamente.
Partindo dessa premissa, é possível aproveitar diversos benefícios ao utilizar a influência da música para potencializar as suas vendas. Confira este artigo e saiba tudo sobre o assunto!
Um estudo publicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) destacou que formas diferentes de escolhas musicais podem afetar o comportamento do consumidor em uma loja. Para o teste, foram usadas canções lentas e rápidas para observar as mudanças que ocorriam durante o contexto de compras em um varejo.
Quando a música era lenta, as pessoas aumentavam o seu volume de compras porque caminhavam de forma devagar, assim, tinham tempo para descobrir mais produtos que gostariam de levar. No segundo caso, com música em ritmo mais frenético, a circulação dos clientes ficou mais rápida.
A partir desses resultados, fica claro o quanto a influência da música deve ser levada em conta ao planejar o ambiente do seu estabelecimento. O primeiro exemplo é ótimo para lojas que desejam obter o maior volume de compras possível. Enquanto isso, o segundo é mais indicado para estabelecimentos como restaurantes fast-food, em que a rotatividade dos visitantes é importante para a rentabilidade.
Para aproveitar os benefícios da influência da música no seu negócio, não basta apenas instalar um sistema de som e ligá-lo à rádio local mais popular. É preciso levar outros pontos em consideração. Conheça alguns, a seguir.
Para que sua estratégia de influência a partir da música dê certo, é necessário começar realizando um estudo cuidadoso sobre o comportamento e as preferências dos seus consumidores.
Recentemente, uma pesquisa feita pela revista Psicologia da Música revelou que existe uma forte relação entre personalidades e o tipo musical que as pessoas escutam. Nesse contexto, descobrir qual é o estilo musical que mais agrada o seu público, consequentemente, oferece mais chances de capturá-lo.
Por exemplo, se você quer que seu estabelecimento apresente um ambiente bem extrovertido e agradável, você pode recorrer aos estilos pop country. Já se seu estabelecimento exige que seus clientes fiquem mais contemplativos e faça escolhas complexas, opte pela música clássica, jazz, blues e folk.
Desse modo, se o intuito é a prospecção de clientes para a sua empresa, é imprescindível entender como o estilo musical do seu público-alvo pode ter uma forte ligação com o seu plano de negócio.
Um erro muito comum de quem pretende usar a influência da música para atrair clientes é colocar uma rádio onde as músicas se repetem o tempo inteiro. Essa é uma característica que muitas vezes deixa os clientes irritados.
O ideal é que você trabalhe com o estilo musical do seu público e ofereça uma playlist personalizada com músicas que têm o mesmo estilo e que de alguma forma criam um ambiente atraente e aconchegante.
Por mais que você tenha criado uma playlist incrível, com as melhores músicas e ritmos que mais têm a ver com seu negócio, o volume que são emitidos pode prejudicar a experiência de compra do seu cliente.
Por exemplo, se o som estiver muito baixo, a estratégia de seduzir os clientes pela música não vai ser eficiente. No entanto, se o som estiver muito alto, os clientes podem se sentir irritados ou incomodados.
É importante destacar que a música ambiente funciona como uma barreira para a poluição sonora, ou seja, ela é capaz de omitir aquelas conversas das pessoas na loja e barulhos externos ao estabelecimento.
Dessa forma, é preciso investir em uma estrutura acústica adequada capaz de criar um ambiente uma atmosfera agradável. Procure por boas caixas sonoras e por um bom sistema de reprodução das músicas, além de distribuía o som pelo estabelecimento de forma homogênea.
Existem muitas vantagens de utilizar uma plataforma de rádio indoor, a começar pela ausência da necessidade de pagar por direitos autorais. Para quem não sabe, a legislação brasileira exige que seja paga a reprodução de músicas que fazem parte de um som ambiente de qualquer estabelecimento. Portanto, quem não tem isso bem regulado, acaba infringindo a lei.
Para que seu estabelecimento não tenha problemas como esse, é importante contratar uma empresa que ofereça um serviço que esteja de acordo com a legislação brasileira de direitos autorais e que realize pagamentos ao Ecadcom certificado de utilização.
Outra característica importante de uma rádio indoor é a capacidade de personalizar a programação o ramo de atuação. Por meio de um estudo acurado, a empresa responsável pode encontrar uma playlist perfeita e que esteja associada à marca. Em consequência disso, há uma aproximação desta com público.
Outra vantagem da utilização de rádio indoor é a comodidade. Geralmente, quem tem muitas atividades para ser cumpridas — tais como questões burocráticas, financeiras e afins — acaba não tendo tempo para organizar uma playlist de rádio adequada.
Por isso que uma empresa de rádio indoor é especializada em trazer a comodidade ao oferecer canções que tocam em horários programados e tem armazenamento de cache das listas de reprodução.
Agora que você já conhece toda a influência da música no processo de decisão de compra dos consumidores, está na hora de planejar de que forma esse recurso será implementado no seu estabelecimento. Conte com a ajuda de uma empresa especializada para vencer a concorrência e atrair mais clientes. Por meio dela, é possível realizar um briefing para que especialistas curadores possam montar a trilha sonora ideal para o seu negócio.
E então, gostou deste post? Quer saber mais a respeito de todo o potencial que a música pode trazer para o seu negócio? Então acompanhe os nossos posts no Facebook, Instagram e LinkedIn!