Para melhorar a experiência do consumidor e criar um vínculo afetivo com as marcas, foi criada a estratégia do marketing sensorial. A partir dele, as ações de marketing são baseadas em estímulos sensoriais, focando nos 5 sentidos humanos. Para estimular a audição, por exemplo, você pode investir em uma identidade sonora.
Para saber mais sobre o assunto, continue lendo nosso post e descubra como a identidade sonora pode ajudar a fidelizar seus clientes!
Também conhecida como sound branding, a identidade sonora de uma marca consiste na criação de uma playlist baseada nos atributos identitários dela. Em outras palavras, essa identidade tenta captar a essência da empresa e traduzi-la por meio de uma trilha sonora, que deve ser reproduzida nos espaços do negócio, como lojas.
Para construí-la, é necessário contar com uma equipe especializada, que deve se aprofundar em questões como os valores da empresa e seu público-alvo. Com isso, é possível determinar o estilo musical e fazer a escolha das faixas.
Podemos trazer como exemplo concreto o caso da marca carioca Farm, que tem como público-consumidor mulheres jovens e descoladas de classe média. Como a empresa tem como norte a valorização da brasilidade, sua trilha é composta exclusivamente por músicas nacionais. Além disso, essas músicas estão voltadas para o público jovem e feminino, por isso se investe principalmente em cantoras afiliadas à nova MPB.
Como já falamos acima, a identidade sonora faz parte de uma estratégia conhecida como Marketing Sensorial. Dessa forma, ela é uma tática para você aproximar seu público-alvo da empresa de uma forma sutil, criando uma identificação a partir do estímulo pela audição. Sendo assim, é uma excelente maneira de construir o branding da sua marca, expondo seus valores por meio da música.
Para saber mais sobre as vantagens de investir na identidade sonora, confira os motivos que elencamos abaixo!
De acordo com pesquisas recentes, a música é capaz de alterar a percepção do tempo e de deixar as pessoas mais relaxadas e distraídas. Por causa disso, investir em uma trilha sonora para seu ponto de venda pode fazer com que seus clientes passem mais tempo passeando por suas prateleiras e a consequência disso é um maior volume de vendas.
A trilha sonora é uma forma de informar o consumidor sobre os valores que sua marca carrega. Dessa forma, quando ele se identifica com as músicas que você escolhe, aumentam as chances de criação de um vínculo emocional entre o cliente e a empresa.
Traduzindo os valores da marca, a trilha sonora também vai estabelecer uma ligação com os produtos e serviços oferecidos. No caso da Farm, por exemplo, faz com que as consumidoras façam um link entre a brasilidade e jovialidade da playlist com as roupas e acessórios oferecidos.
Como você viu, a identidade sonora é uma excelente maneira de aproximar o público de sua marca e, consequentemente, de aumentar seu volume de vendas e de fidelização.
Agora que você já sabe o que é a identidade sonora e como ela pode ser útil para a sua empresa, compartilhe sua experiência conosco! Deixe um comentário falando que tipo de músicas você tocaria na sua loja.