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Marketing Sensorial 2023 – Tudo que Você Precisa Saber

17/01/2023
Marketing Sensorial e de Experiência

O Marketing Sensorial vem cada vez mais ganhando importância no mundo das lojas físicas e PDV’s. E não é para menos: o  mundo das vendas físicas funciona literalmente como um jogo de sedução: é preciso conquistar o cliente para que ele consuma o produto ou o serviço da sua empresa. 

E para ter sucesso nessa conquista, explorar recursos que vão além da lógica e dos atributos dos produtos ou serviços que estão sendo comercializados faz toda a diferença. Principalmente no contexto atual, em que a qualidade da experiência se tornou fator decisor não apenas para a  compra, mas também para a fidelização e receber indicações dos clientes – seja de maneira direta ou nas redes sociais.

Por isso, explorar o estímulo sensorial, contemplando tato, olfato, visão, paladar e audição, é uma ótima pedida. As sensações positivas produzidas geram no cliente  desejo de consumir e de contar a todos que conhecem sobre essa experiência incrível.

Quer saber mais sobre o Marketing Sensorial e como aplicá-lo no seu negócio? Confira tudo sobre a estratégia neste artigo!

O que é Marketing Sensorial?

O marketing sensorial é uma estratégia que estimula os cinco sentidos do corpo humano para criar e fortalecer a conexão emocional do público com uma marca.

A técnica visa despertar desejo de consumo nos clientes de maneira subjetiva: sem um apelo comercial direto. Aqui, em vez de passar a mensagem clara de “compre comigo”, o foco é proporcionar uma experiência marcante. Isso porque há muito maior probabilidade de um cliente lembrar da sua marca ou produto por meio da experiência, que dos atributos ou argumentos apresentados na abordagem comercial.

Como o Marketing Sensorial ajuda a aumentar as vendas?

Imagine alguém acessando uma loja da Apple, por exemplo. Mesmo que essa pessoa não toque em nenhum equipamento, sairá de lá impactada pelos recursos de Marketing Sensorial que a marca usa.  Certamente teria: ambiente climatizado, iluminação especialmente ajustada para facilitar a circulação na loja e a visibilidade do que importa,  música ambiente de excelente qualidade, TVs internas divulgando novos produtos ou serviços da marca, juntamente com um aroma único e delicioso.

O conjunto desses elementos gera sensações de conforto e segurança, aumentando a confiança do cliente e o desejo de permanecer mais tempo ali. Afinal, o ambiente está “gotosinho”. Além disso, há estudos comprovam que quanto mais tempo um cliente permanece dentro de uma loja, mais ele compra.

Assim, quanto mais estimulados os sentidos dos clientes durante sua experiência de compra, promovendo conforto e segurança, enquanto oferece um atendimento claro e agradável, mais os clientes irão comprar de você. Mas não para por aí.

A experiência de compra nunca foi tão valorizada pelos clientes. Além de se tornarem fiéis, alguns deles começarão a recomendar para seus conhecidos a sua empresa, citando a experiência que tiveram. E isso é tão real que podemos comprovar com o nosso próprio comportamento individual.

Tente lembrar as últimas vezes que indicou uma empresa a alguém. Provavelmente em uma das três últimas indicações que explora recursos de marketing sensorial, sejam eles visuais, sonoros, olfativos, gustativos ou táteis, correto?  

Isso comprova o quanto esses elementos ajudam a tornar marcas mais memoráveis na cabeça dos clientes. Mas atenção: só funciona em conjunto, quando são entregues atendimento, produtos e serviços de qualidade ao cliente.

>>> [Artigo] Música Ambiente – Tudo que Você Precisa Saber – Leia Aqui!

Quais as vantagens do Marketing Sensorial?

Além do impacto direto nas vendas, há outras ótimas vantagens  no Marketing Sensorial. Confira:

Fortalecimento da identidade da marca

Toda marca de sucesso está gravada na memória de seus clientes. O marketing sensorial é crucial nesse processo.

Ao investir nos sentidos para impactar o consumidor, é possível construir lembranças mais fortes em relação à marca da empresa. Como resultado, há uma consolidação da identidade.

Criação de vínculos emocionais

Se a campanha de um produto ou serviço não toca os sentimentos do cliente, este certamente não comprará. Os consumidores devem ser envolvidos para que se sintam determinados a adquirir. Nesse sentido, o marketing sensorial é capaz de criar emoções inesquecíveis.

Fidelização de clientes

Atrair novos clientes não é fácil. Porém, mais difícil ainda é retê-los. Com o aumento da concorrência, as pessoas têm cada vez mais opções para escolher em diversos mercados.

Isso exige que você utilize estratégias mais eficientes  por exemplo, recorrendo ao marketing sensorial. Ele é responsável por oferecer motivos convincentes para que os clientes sejam fiéis à marca.

Como funciona?

As táticas de marketing sensorial são tão diversas quanto as possibilidades dos nossos cinco sentidos. Geralmente, você pode aplicá-las no ponto de venda, mostrando de forma prática o lifestyle por trás da marca e criando um vínculo emocional com o cliente.

Para construir essa experiência, é recomendável integrar produto e espaço, fazendo com que cores, cheiros e texturas funcionem de forma harmônica e atrativa.

Como implementar?

Explore o tato

Quem não gosta de poder tocar num produto antes de levá-lo para casa? Não é por acaso que muitas pessoas preferem comprar em lojas físicas. Por isso que explorar o tato é uma tática fundamental para o marketing sensorial.

Nesse sentido, trabalhe o design e os materiais do produto, oferecendo texturas que causem uma boa percepção.

Coloque a visão para funcionar

Existe uma técnica muito conhecida no meio publicitário que é interessante para o marketing sensorial que explora o campo visual: a psicologia das cores. Trata-se de uma teoria que descreve como a cor pode influenciar as tomadas de decisões, tanto rotineiras quanto de compras.

Sendo assim, aplique, por exemplo, cores como o vermelho e o amarelo para despertar o apetite do cliente. Elas podem ser utilizadas tanto na identidade visual da marca quanto nas embalagens dos produtos.

Engaje a marca pelo olfato

Se o cheiro for irresistível, não tem como o cliente deixar de comprar, ainda mais quando falamos em alimentos. O olfato trabalha muito com a vontade de comer.

Por exemplo, muitos supermercados utilizam perfumes que realçam o aroma de guloseimas de padaria e de frutas.

Essas foram algumas informações sobre marketing sensorial. Trabalhando ainda com os cinco sentidos, você já pensou em estimular a audição do seu cliente? Essa é a ideia da rádio ambiente, uma maneira de ter a sua marca personalizada e atuar como uma estação própria, tendo uma programação pensada especialmente para ela. O uso de música em estabelecimentos comerciais é comprovadamente um método para influenciar o comportamento das pessoas.

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