Com o intuito de potencializar os negócios, a música ambiente tem sido bem utilizada pelas empresas, pois consegue aumentar a permanência dos clientes nas lojas. Music branding é uma forte tendência e tem chamado a atenção de muitos empresários.
Uma boa estratégia de marketing precisa ser eficiente para atingir o público-alvo da melhor maneira possível. Com isso, consequentemente, a probabilidade de alcançar resultados mais efetivos torna-se maior.
A forma de conquistar os consumidores vem mudando a cada dia e é preciso adequar-se constantemente às novidades. Sendo assim, neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o papel da música para reter potenciais clientes. Acompanhe!
É uma ferramenta que alia a construção de uma identidade da marca com o conceito de marketing sensorial, isto é, uma maneira de chamar a atenção das pessoas com relação aos sentidos, impulsionando-as para ações específicas.
Essa é uma aposta das empresas para estreitar os laços com os consumidores por meio da audição e proporcionar diversas sensações com uma boa playlist de músicas. As trilhas sonoras fazem parte da vida das pessoas, remetendo às lembranças mais profundas, além de ter forte influência no comportamento.
O sistema auditivo funciona o tempo todo e é o que nos mantém atentos ao que acontece ao redor. Quando captamos algum som que nos traz um sentimento de bem-estar, naturalmente a tendência é de relaxamento e satisfação por estar naquele lugar.
Não basta apenas colocar uma lista de ritmos a esmo, pois, para que o music branding seja interessante para ambos os lados, é preciso que as empresas estudem quais são os comportamentos e gostos da sua audiência.
Ao entrar em uma loja, os clientes são impactados por vários sentidos, e o tipo de música que toca no ambiente vai auxiliar a identificar melhor a proposta daquele estabelecimento.
Uma loja de peças para customização de carros, por exemplo, pode contar com uma seleção de músicas ao melhor estilo Velozes e Furiosos, fazendo com que os clientes se interessem em conhecer melhor. Para um sex shop, os temas devem despertar o desejo e a sensualidade para aumentar o interesse daquele público específico.
Já no caso das academias, o repertório deve ser composto de músicas que inspiram os clientes a terem motivação para malhar com frequência. Normalmente os ritmos escolhidos, dependendo do tipo de exercício, são mais agitados e ajudam a liberar adrenalina e demais hormônios.
Investir em áudios temáticos é uma boa estratégia, porque, dependendo do ambiente, pode fazer os clientes passarem horas e comprarem até mais do que estavam dispostos. Uma loja de artigos geek, por exemplo, consegue atrair melhor o seu público colocando hits de filmes, séries e jogos.
O planejamento é um fator primordial na hora de escolher a playlist, pensando nos horários de maior movimento, os produtos ou serviços que costumam ser mais vendidos, os perfis de pessoas que frequentam o lugar, entre outros fatores relevantes.
No entanto, é preciso repassar um valor determinado, de acordo com a região do país em que a loja, academia, restaurante ou qualquer outro tipo de negócio esteja funcionando.
Por isso, caso você esteja sofrendo com o excesso de gastos com direitos autorais, o melhor é contratar uma empresa que faça o licenciamento das músicas e realize a curadoria do que será tocado no ambiente, pois será determinante na sua estratégia de marketing.
Portanto, tendo a consciência do que é possível fazer em relação ao music branding do seu empreendimento, procure desenvolver uma boa pesquisa para conhecer melhor o perfil dos consumidores e solte o som para fidelizá-los.
Agora que você entende um pouco mais sobre o papel da música na experiência dos clientes, entre em contato conosco e veja como podemos lhe ajudar com uma boa playlist para o seu negócio!