Está precisando ganhar um impulso nas vendas de sua loja? Com o aumento da concorrência e consumidores cada vez mais exigentes, você tem que transformar seu varejo em um local convidativo para seus clientes. Já pensou em implementar música ambiente nele?
Pode parecer uma mudança simples, mas a música ambiente traz diversos benefícios para seus negócios. Quem visita sua loja pode se sentir mais estimulado a consumir, além de poder se identificar com a seleção musical escolhida.
Marketing sensorial é uma tendência que envolve o uso de estratégias focadas em ativar os cinco sentidos do consumidor de maneira positiva. Eles são acionados para proporcionar uma experiência memorável a quem visita seu estabelecimento, aumentando consideravelmente suas chances de vendas. E a música é uma ótima forma de fazer isso.
Veja a seguir 5 dicas de como utilizar a música ambiente para vender mais em sua loja:
Cada loja possui uma identidade e um tipo de cliente específico. Sua seleção de música ambiente deve servir de reflexo para essas características, senão você arrisca prejudicar a experiência de seus visitantes. Estude a fundo o perfil as pessoas e faça uma seleção musical que seja atrativa para essa audiência e que consiga estimulá-la a comprar mais de você. Existem diversos gêneros musicais à disposição, então, opções não faltam.
Para não ter o trabalho de ter que ficar selecionando uma a uma a música ambiente de sua loja, você pode armazená-las em uma playlist. Assim, você pode organizá-la de modo a ocorrer continuidade de uma faixa a outra, tendo um controle minucioso da progressão musical de seu estabelecimento. Saiba que nada impede que você crie mais de uma playlist para objetivos e contextos distintos.
O uso da música ambiente como parte de uma estratégia de marketing sensorial depende muito da seleção de som que é feita para o local escolhido. Ao utilizar uma rádio convencional, você perde o controle sonoro de seu estabelecimento, algo que inviabiliza o acesso aos benefícios que a escolha de música ambiente própria acarreta para suas vendas. Além disso, rádios locais podem trazer anúncios de negócios que são concorrentes do seu, podendo afastar seus clientes.
A melhor forma de garantir que você está no caminho certo é buscando a opinião de seu público. Faça pesquisas rápidas com alguns deles para identificar se a escolha de música ambiente está agradando e saiba absorver as possíveis críticas que vierem. O segredo para o sucesso está em aprender com o feedback de seus clientes, pois somente assim você descobrirá problemas que precisam ser corrigidos e poderá ter contato com novas ideias.
Todos os dias podem surgir novas tendências musicais que devem estar em seu radar. Afinal, se a música ambiente é um elemento importante para sua loja, é necessário acompanhar todas as novidades dessa área. Fique de olho em novos artistas e lançamentos que aparecem dentro do gênero utilizado em seu estabelecimento e que tenha identificação com seu público-alvo. Trate de implementar essas novidades assim que surgirem para maximizar seu sucesso.
Agora é o momento de planejar suas ações se baseando em nossas dicas. O uso de música ambiente no varejo pode trazer diversos benefícios para seus resultados de vendas, bastando fazer as escolhas certas ao adotá-la. Além disso, vale a pena investir em uma boa estrutura para distribuir adequadamente o som por seu varejo e garantir uma acústica de qualidade no local.
De que formas você pretende começar a implementar a música ambiente em seu estabelecimento? Conte para a gente nos comentários.