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Música para lojas: confira 3 opções ideais para a playlist

07/05/2018
Música Ambiente
Talvez você não saiba, mas a trilha sonora de uma loja pode ter uma grande influência no processo de compra. Sendo assim, uma forma simples de melhorar os resultados do seu negócio é investir em música ambiente. Lembre-se apenas de que cada ritmo possui um efeito diferente!

Pensando nisso, preparamos este post para explicar a importância da música ambiente e os seus impactos nos resultados das lojas, apresentar as diferenças entre os ritmos, além de alertar sobre os principais erros que são cometidos na montagem de playlists para lojas e dar 3 dicas que como escolher as músicas certas. Confira!

A importância da música ambiente

É imprescindível ter em mente todos os aspectos do seu negócio para utilizá-los a favor do seu sucesso, certo? O som é um desses elementos, já que ajuda a conquistar mais vendas ao melhorar a experiência de compra na sua loja. Só que, para isso, você tem que acertar na escolha musical.

De acordo com a pesquisa “Comprando com Emoção”, da Retail Week Connect, 83% dos consumidores apontam as experiências sensoriais como o principal motivo para comprar em lojas físicas e a trilha sonora tem um papel importantíssimo nisso.

Por exemplo, 77% dos entrevistados concordam que é muito menos entediante esperar em filas quando há música tocando e que comprar na companhia de uma boa playlist é muito mais agradável do que em silêncio.

A música, assim como o cheiro e o visual, também são apontados como fatores importantíssimos para aumentar o tempo de permanência na loja, criar vontade de visitá-la novamente e até de indicar a marca para os amigos.

Por fim, esse é mais um canal de comunicação que está sob o seu controle para conduzir ações estratégicas no seu estabelecimento. Sem uma playlist, você abre mão da oportunidade de contextualizar a compra com uma trilha sonora adequada e entrega o som ambiente ao burburinho.

Ritmos para a playlist da sua loja

Veja, a seguir, 3 opções e descubra em quais momentos você pode usar cada uma delas!

1. Músicas agitadas

Quer uma opção musical capaz de intensificar a velocidade de circulação de público no seu estabelecimento? Então, é válido escolher sons mais animados — estilos musicais como pop, rock e eletrônico. Esses ritmos fazem com que as pessoas se sintam mais agitadas e se movimentem mais rápido.

O efeito imediato dessa estratégia é fazer com que os clientes passem menos tempo no estabelecimento. É a melhor opção, por exemplo, para restaurantes fast-food, para quem é muito conveniente que os clientes façam sua refeição e liberem espaço para os próximos.

2. Músicas tranquilas

Indo no caminho oposto do item anterior, as músicas mais tranquilas conseguem desacelerar o ritmo do consumidor e fazer com que ele passe mais tempo em seu estabelecimento. Isso é bem valioso para quem quer aumentar o número de oportunidades conquistadas com o cliente.

Pode ser do interesse de uma loja que o visitante permaneça o máximo de tempo possível nela. Afinal, a cada corredor por onde passa, poderá incluir mais um produto em sua cesta de compras. Se usar um som muito agitado, seus clientes passarão menos tempo na sua loja. Logo, vão comprar menos.

3. Música ambiente

Esse formato é altamente personalizável, podendo assumir ritmos mais animados ou tranquilos, a fim de proporcionar os benefícios dos tipos mencionados acima. Trata-se de um tipo de música capaz de se encaixar a qualquer ambiente e ajudar você a conquistar os resultados que deseja.

Para utilizar ao máximo o potencial desse tipo de música para lojas, vale a pena investir em uma solução que ofereça conteúdo livre de direitos autorais e que tenha uma alta variedade, para que o som sempre permaneça inédito aos ouvidos dos clientes.

Erros que sua playlist não pode cometer

Cada um desses tipos de música para lojas é capaz de oferecer benefícios para os resultados do seu estabelecimento. Entretanto, assim como qualquer outro elemento do seu negócio, você precisa conhecer muito bem as suas opções para escolher aquela que mais ajuda a sua empresa a chegar aos retornos que deseja, certo?

Não é indicado, por exemplo, deixar a música ambiente a cargo do rádio. Afinal, na grande maioria das estações, a orientação da playlist varia ao longo do dia de acordo com cada programa e nem sempre será o estilo que mais combina com o seu negócio.

Outro fenômeno recorrente do rádio e que você deve evitar é a repetição das músicas. Com uma seleção muita curta de músicas, há o risco de o cliente ouvir a playlist inteira e perceber sua repetição. Uma lista baseada apenas nas músicas do momento e que demora para se renovar também não vai proporcionar uma sensação de novidade a cada visita.

Dicas para montagem de playlists

Mas não se preocupe! Não é difícil ficar longe desses erros se você montar a playlist da sua loja tendo em mente as 3 dicas a seguir. Veja só!

1. Combine a trilha sonora com a sua marca

Os valores para os quais a sua marca apela em seus produtos estão intimamente ligados ao público que ela pretende atingir. A sua playlist deve seguir a mesma premissa. Sendo assim, pense na personalidade da sua marca no momento de montá-la.

2. Não deixe o cargo de DJ para qualquer um

Isso também significa que a escolha das músicas não deve ficar a cargo de qualquer funcionário, pois uma trilha sonora inadequada pode destoar da identidade da marca e afastar a loja da experiência que o cliente está buscando.

3. Regule o volume da música

Como já dissemos, é muito importante haver uma trilha sonora para envolver a experiência de compra e torná-la mais memorável. No entanto, a música não deve atrapalhar a comunicação dentro da sua loja.

É muito importante para a sua equipe de vendas poder conversar com o cliente e um som muito alto pode atrapalhar a interação. Por isso, tenha cuidado para não se empolgar com a música e acabar aumentando demais o volume!

Siga essas dicas simples e tenha atenção para não cometer os erros de que falamos. Escolhendo bem a música ambiente você conseguirá, com uma medida simples, melhorar muito a experiência de compra na sua loja. Então, não abra mão dessa oportunidade!

Quer ajuda para criar um bom sistema de música ambiente para sua loja e aproveitar os benefícios da trilha sonora ideal? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

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