Para ter uma ideia de como uma pessoa é, não precisa ficar de olho no que ela publica nas redes sociais, mas sim no que ela escuta. Essa é a conclusão feita por uma recente pesquisa publicada na revista “Psicologia da Música”.
O estudo revelou que existe uma forte ligação entre personalidades e os tipos de música que as pessoas ouvem. Características como otimismo, comportamento obsessivo e interesse por novidades podem ser identificadas a partir do gosto por determinado estilo musical.
De fato, a música funciona como uma “janela da alma” e isso pode ser bastante interessante para fazer negócios. Por exemplo, ao utilizar uma rádio ambiente precisa e agradável é possível aumentar o tempo de permanência do cliente na loja.
Quer conhecer mais detalhes sobre seus clientes? Então, acompanhe este texto e conheça como se dá a relação de alguns gêneros musicais com a personalidade dos clientes. Confira!
Geralmente. as músicas que abarcam os gêneros clássico, jazz, blues e folk são mais contemplativas e complexas. Isso demonstra que os ouvintes desses gêneros apresentam altos níveis de abertura a novas experiências. Também têm alta capacidade de comunicação verbal e são emocionalmente estáveis.
Quem escuta a trilha sonora baseada no pop e country tende a ter um comportamento mais extrovertido e agradável. Essas pessoas percebem elas próprias como fisicamente atraentes e se espelham nas estrelas pop que idolatram.
Elas conseguem ser sensibilizadas com cores fortes e coloridas, além de se sentirem confortáveis em locais em que o som ambiente emite batidas repetitivas e empolgantes.
Ouvintes que gostam de música mais intensa ao estilo do rock, heavy metal e indie rock costumam ser revolucionários e rebeldes. Eles têm uma boa autoestima e se consideram extremamente inteligentes.
Quem gosta mais de Indie Rock tende a ter uma personalidade dúbia, a qual contém criatividade e preguiça simultaneamente. Já os amantes de rock e heavy metal são mais objetivos, gostam de trabalho intenso e atendimento personalizado.
Extrovertidos, politicamente liberais, atléticos e atraentes são características comuns de pessoas que escutam freneticamente hip-hop, soul, funk e música eletrônica. Essas pessoas estão mais propensas a perdoar erros do que explorar a falha dos outros. Por isso, geralmente não se zangam quando o atendimento não é personalizado. Ainda pessoas desse grupo gostam de ambientes descolados e bem decorados.
Essas foram algumas informações sobre como o estilo musical pode dizer sobre uma personalidade. É importante destacar que com o conhecimento da relação dos traços psicológicos e as preferências estéticas, as empresas podem utilizar a música como uma estratégia para atrair e reter mais clientes para os seus negócios.
Por exemplo, investir em música ambiente pode transformar a impressão que um visitante tem sobre determinado local. Além disso, o comportamento das pessoas que frequentam um estabelecimento pode ser influenciado diretamente pela música. Por isso, não deixe de levar em conta o estilo musical e as características de cada um deles.
E aí, quer conhecer mais vantagens que a música pode trazer para seu negócio? Veja por que ter uma rádio interna na sua loja.