Pensar em PDV no marketing significa aproveitar ao máximo as possibilidades trazidas por esse canal de vendas a favor dos seus resultados. Envolve empregar o uso das ferramentas corretas para garantir que o seu shopper seja impactado com a mensagem certa e se sinta convencido a adquirir o seu produto por meio de uma experiência positiva.
PDV, ou ponto de venda, é um termo usado no contexto de marketing para se referir a ações no contato direto com o consumidor no ambiente do varejo, no chamado “chão de loja”. Trata-se de um local repleto de oportunidades valiosas para você.
Uma estratégia de PDV bem construída é capaz de atrair mais clientes para o seu produto e, assim, trazer resultados de vendas cada vez melhores à sua empresa. Para isso, é necessário garantir qualidade em todas as etapas de planejamento e execução.
Quer ajuda? Confira a seguir algumas dicas para melhor aproveitar o PDV no marketing da sua empresa!
Nenhuma ação de marketing tem sucesso sem que exista um bom conhecimento a respeito do perfil do público-alvo. Isso é particularmente valioso quando se trata de ações de PDV no marketing, já que os hábitos e preferências dessas pessoas serão decisivos para os seus resultados.
Não se baseie em suposições para construir esse perfil. Em vez disso, busque informações concretas baseadas na realidade por meio de pesquisas, estudos, enquetes, entre outros. Quanto mais você souber sobre seu potencial cliente, melhores serão as suas estratégias.
Um bom PDV pode proporcionar excelentes benefícios à sua empresa, especialmente se ele está bem localizado. Aparecer como opção para o shopper no momento certo pode ser decisivo para os seus resultados, então trate de aproveitar esse mecanismo.
Para isso, analise cuidadosamente todas as opções que são comuns no varejo. Será que a fila do caixa oferece vantagens? Ou algum corredor estratégico? Não deixe de levar em conta questões como iluminação, facilidade de acesso, hábitos dos clientes, entre outros.
Quando pensamos em marketing, é comum que as ideias girem em torno apenas dos sentidos da visão e audição. Afinal, são aqueles mais utilizados tradicionalmente. No entanto, é possível obter muito mais visibilidade e resultados ao se concentrar no marketing sensorial, que busca ativar todos os sentidos.
Por exemplo, você pode aguçar o paladar de um potencial cliente ao oferecer degustações de determinados produtos. O olfato é responsável por resgatar memórias e serve como recurso poderoso para seu marketing. Além disso, por mais que a audição seja usada de maneira comum, vale a pena investir em um sistema de playlists.
Uma boa parte da experiência do consumidor no PDV depende da capacidade da equipe de representantes da empresa. Portanto, não dispense um bom treinamento para esses profissionais, para que sejam capazes de ajudar o seu produto a vender com a abordagem correta.
Treine a equipe para antecipar problemas e oportunidades. Documente processos e tenha abertura para receber feedbacks baseados no contato que você tiver com o público. Somente assim será possível proporcionar a melhor experiência ao shopper.
Aproveite as ideias acima para estruturar a sua estratégia de PDV no marketing e alavancar os seus resultados de vendas. Lembre-se de que a sua abordagem precisa estar em plena transformação, sendo capaz de se adaptar conforme o mercado e o consumidor mudam. Senão, você arrisca que o seu produto se torne irrelevante no futuro. Mantenha o radar ligado para novas tendências que possam ser vantajosas para os seus negócios.
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