Já foi o tempo em que as marcas se garantiam apenas com a qualidade de seu produto ou serviço. Hoje em dia, com o aumento da concorrência e a clientela mais exigente, as empresas precisam conquistar os clientes por meio de ações que resultavam em experiências positivas e clientes satisfeitos. É disso que se trata o marketing de experiência.
De modo geral, marketing de experiência é uma estratégia que visa utilizar a emoção dos clientes para conquistá-los, engajá-los e fidelizá-los. Essa tática pretende criar nos processos de compra estímulos capazes de gerar respostas emocionais que ficam atreladas à experiência de compra.
Quer saber mais? Acompanhe este texto e saiba em que se baseia o marketing de experiência, suas vantagens e alguns cases de sucesso. Confira!
O marketing de experiência tem como base ações que estimulam 5 tipos de experiências, isoladamente ou simultaneamente. Vejamos a seguir:
Quando os sentidos do cliente são positivamente estimulados pela marca, há grande possibilidade de que este seja fiel à empresa. Isso porque se as emoções geradas criam satisfação e confiabilidade, é possível que o cliente se fidelize à marca.
Clientes que experienciam fortemente uma marca tem mais chances de serem fãs ou incentivadores da marca. Isso por que ele deixa de ser pautado pela razão e passa a ser pautado pela emoção, tratando a marca como um grande amigo ou parente próximo.
Quando o cliente sente desejo e encanto por uma marca, o fator preço fica em segundo plano. Com isso a empresa pode cobrar mais por um produto ou serviço. Isso favorece um aumento considerável da margem de lucro da empresa.
Neste vídeo, o canal de filmes e séries norte-americano TNT fez uma ação bastante curiosa. Tudo se passa numa rua tranquila na Bélgica, mas um acontecimento inesperado pega todo mundo de surpresa. O resultado é incrível.
Já pensou em pedir o lanche especial Maestro Burger e ouvir uma orquestra tocando ao vivo para você? Essa foi a tática de marketing de experiência criada pelo Mc Donald’s. Você pode conferir a satisfação dos clientes neste vídeo.
A marca de vestuário The North Face colocou o marketing de experiência no topo com essa ação. O desafio era alcançar a jaqueta em 30 segundos. Quem conseguisse isso, levava a peça de roupa para casa. Isso mesmo, de graça! Confira neste vídeo a campanha.
Essas foram algumas informações sobre marketing de experiência. É importante dar atenção à identidade sonora da marca. Ou seja, a característica que diz respeito ao efeito que o som pode trazer para o marketing da loja. Um estabelecimento com identidade sonora definida tem mais chances de ter uma ligação emocional com cliente.
Que saber quais outros fatores ajudam a levantar as vendas da sua loja? Leia agora mesmo neste texto como a música ambiente dá mais personalidade a sua loja.