Definir um processo de vendas em academias é fundamental, pois, com a delimitação de um padrão, as estratégias são padronizadas em cada unidade e o atendimento ao cliente é otimizado. Com isso, é mais fácil identificar os gargalos nesse departamento e trabalhar para corrigi-los o mais rápido possível.
Essas práticas são muito importantes, porque, afinal de contas, são elas que garantem a receita das academias. Considerando a importância desse tema, neste post, vamos apresentar dicas que otimizarão a gestão de vendas da sua empresa. Tem interesse no assunto? Então não deixe de ler este artigo!
Os resultados desse departamento podem ser melhorados por meio de diferentes ações. Entre elas, estão o entendimento das necessidades do cliente, as técnicas de fidelização, o treinamento adequado e a preocupação com o pós-venda.
A seguir, abordaremos detalhadamente sobre essas questões. Acompanhe!
Sem dúvida alguma, o primeiro passo para otimizar todo o processo é entender o comportamento do consumidor. Nesse momento pergunte-se quais são os motivos que levam as pessoas a procurarem as academias. Analise também a imagem que os indivíduos têm em relação ao seu negócio.
Os clientes veem a sua academia como um local para fazer a musculação, praticar exercícios ou promover o bem-estar próprio? Essas reflexões, somadas, ajudarão você a entender quais são as necessidades dos clientes e a percepção que eles têm em relação a sua empresa.
Trata-se de um dos setores mais importantes durante o processo de vendas, pois a recepção é o primeiro contato que o cliente tem com a academia. Nesse momento é fundamental que os funcionários da recepção estejam bem preparados para explicar todas as vantagens e benefícios, de forma a atender os anseios do consumidor e passar uma boa imagem da empresa.
O objetivo dessa ação é deixar o cliente mais propenso assinar um plano. Para isso, o profissional deve destacar os benefícios proporcionados pela prática de exercícios físicos, mostrar as instalações do local e estimular a pessoa a entrar em contato com um personal trainer, a fim de entender melhor as suas necessidades.
Após conquistar o cliente, chega o momento do pós-venda. Essa etapa do processo é extremamente importante, pois ajuda a reter mais clientes. Por isso, busque acompanhar o desenvolvimento, a frequência e a satisfação de seu aluno em relação ao ambiente e as aulas ofertadas em sua academia.
Além disso, é uma boa ideia fazer pesquisas — em canais eletrônicos, como o Google Forms, ou com caixinhas de sugestões na recepção — sobre o que pode ser feito para melhorar a sua interação e atender às suas expectativas e necessidades.
O importante dessa fase é demonstrar preocupação com o sucesso do aluno. Observe se ele está gostando da academia e se está alcançando o objetivo esperado, por exemplo, ganho de massa muscular, perda de peso etc.
Vale a pena também criar promoções e planos que possibilitam a prática de mais de uma modalidade, caso tenha disponibilidade. É possível oferecer aulas de crossfit, yoga, pilates, jump, zumba, entre outras alternativas. Isso ajuda a agregar valor para a sua academia e, consequentemente, contribui para a fidelização do cliente.
A gestão é fundamental para os empreendimentos e isso não é diferente em relação às academias. Por meio dessa prática, você pode verificar o que está dando certo e os pontos que precisa melhorar na empresa, conduzindo-a a um sucesso ainda maior.
Como você viu, o processo de vendas em academia pode ser utilizado de diferentes maneiras. Entender as necessidades do consumidor, ter um bom atendimento na recepção e praticar algumas técnicas de fidelização de alunos faz com que a sua academia venda mais e ganhe destaque no mercado.
Agora que já sabe como funciona o processo de vendas em academia, veja também como você pode montar uma playlist para aumentar o número de vendas do seu estabelecimento.