Você está por dentro da influência da música sobre as decisões de compra dos consumidores? Não se trata de uma suposição nem de um caso isolado. Estudos comprovam que o som ambiente é responsável por impactar o comportamento dos clientes em diversos tipos de estabelecimentos.
Isso, por sua vez, cria uma excelente oportunidade para você otimizar seus negócios. Basta elaborar uma estratégia voltada à música da sua loja para conquistar resultados cada vez melhores. O segredo está em entender o perfil do seu público e fazer escolhas musicais corretas.
Afinal de contas, a concorrência está em pleno crescimento em diversos segmentos, e você precisa contar com soluções estratégicas que consigam ajudar a impactar o público certo para os seus objetivos! Veja a seguir as diversas formas em que ocorre a influência da música em estabelecimentos comerciais:
As pessoas se baseiam nos cinco sentidos para perceberem o mundo ao redor delas. Você provavelmente já estimula bastante a visão com cartazes, anúncios, vitrines, entre outros. Então, vale a pena aproveitar o potencial trazido pelos demais sentidos que ficaram de fora, em especial a audição. Se você não o usar, estará desperdiçando um possível canal direcionador de vendas.
Se você não preencher o som ambiente do seu estabelecimento, outros ruídos farão isso. Tal situação pode tornar o local mais inóspito, afastando potenciais clientes ou dissuadindo seus frequentadores de fazer compras. A influência da música pode ser positiva não só para satisfazer os visitantes como também para mascarar o barulho.
Segundo estudos da área, o som ambiente influencia no comportamento das pessoas de forma que pode impactar suas vendas. Uma música mais calma faz com que os frequentadores andem mais lentamente, o que pode ser essencial para conferirem mais produtos e aumentar o seu ticket médio. Uma música mais agitada acelera seus visitantes, algo bastante valioso para restaurantes de fast-food que precisam de alta rotatividade.
Você precisa pensar em todos os elementos que convivem em seu estabelecimento e isso inclui o som. Deixa uma rádio ligada o dia todo? Você está dando espaço gratuito para outros negócios se destacarem por meio das propagandas. Tome controle do aspecto sonoro da sua empresa para que ele possa trabalhar a favor dos seus resultados.
Ninguém gosta de filas, ainda mais se elas estiverem inseridas em um contexto monótono. Para quebrar esse clima, você pode apostar na influência da música. Se o seu estabelecimento tem algum ponto em que as pessoas precisem esperar, utilize uma distração para melhorar a experiência delas. Sem esse recurso, é capaz que esses clientes não voltem ao seu negócio.
Viu só como a influência da música pode ser altamente positiva para o seu estabelecimento? Basta utilizá-la com inteligência ao se basear em dados concretos a respeito do perfil e das expectativas do público que frequenta o seu espaço. Fique de olho nos principais sucessos que você pode usar em suas playlists e aproveite os benefícios.
Quer algumas dicas? Veja aqui no blog 10 músicas atuais que você pode utilizar em sua loja para melhorar o movimento.