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Rádio Academia: como criar a sua, passo a passo

21/01/2022
Dicas, Marketing Sensorial e de Experiência, Música Ambiente, Redução de Custos, Sem categoria

Muito mais que apenas garantir som ambiente: um verdadeiro canal para informar, entreter e vender. Este é o verdadeiro potencial de uma rádio academia.

Além de agregar muito valor à experiência dos seus alunos ao frequentar sua academia, a rádio interna ainda pode ajudar a comunicar ofertas, novos produtos e serviços, horário das aulas e até a transmitir recados em tempo real: como notificações sobre algum veículo do estacionamento, por exemplo.

No entanto, é fundamental planejar estrategicamente a sua rádio academia, desde a definição do playlist até a escolha da plataforma de rádio academia que irá utilizar. E para ajudar você nessa jornada, criamos este passo a passo rápido e fácil que irá ajudar a clarear suas dúvidas. Vamos a ele? 

O que é uma rádio academia?

Rádio academia é como chamamos as rádios internas que tocam dentro das academias. Devido às taxas de direitos autorais, que são cobradas mesmo quando uma academia veicula programação de uma rádio aberta, ou de playlists de streamings como Spotify e YouTube, torna-se muito mais rentável para as academias terem sua própria rádio interna.

Assim, conseguem contar com conteúdo exclusivo e personalizado para as suas necessidades de negócio e não apenas tocar músicas ambiente para tornar os treinos dos alunos mais agradáveis.

Muitas são as vantagens de se criar uma rádio academia exclusiva. Além de melhorar a comunicação interna, com a veiculação de conteúdo personalizado, a correta escolha das músicas também gera inúmeros benefícios ao rendimento dos treinos dos alunos. E o melhor: com comprovação científica!     

Passo a passo para criação de uma rádio academia

Sem mais delongas, listamos, abaixo, os 4 passos essenciais para você criar sua rádio academia personalizada rápido, fácil e com até 90% de economia com taxas de direitos autorais. Acompanhe.

Passo 1: Estudo de público da Rádio Academia

Antes de mais nada, devemos lembrar que a rádio academia é uma ferramenta de comunicação e marketing indoor e, por isso, o primeiro passo sempre é pensar na audiência.

Faça um estudo e defina quais são as principais características dos diferentes públicos que ouviram a rádio. Assim, levando em conta as informações corretas, você aumenta as chances de criar uma programação que gere alta aderência.

Via de regra, os principais públicos de uma academia são os alunos, os professores e os demais colaboradores. Para descobrir assuntos de interesse e preferências de gêneros musicais de professores e colaboradores é fácil: você pode fazer esse levantamento em uma reunião de equipe, por e-mail ou até mesmo no grupo do WhatsApp.

Porém, para ter essas informações dos alunos, você provavelmente precisará realizar uma pesquisa específica – uma vez que geralmente as academias não abordam os gêneros musicais preferidos para os treinos na ficha de matrícula dos seus alunos. Aliás, fica aí um bom insight: que tal incluir?

Para descobrir os interesses dos alunos, você pode criar uma pesquisa online na ferramenta gratuita Google Forms. Uma boa dica é aproveitar esse momento e fazer uma breve pesquisa de satisfação, incluindo também algumas questões sobre seu atendimento, sua estrutura, entre outros. Mas não exagere: quanto maior a quantidade de questões, menor a probabilidade do seu aluno responder.  

Passo 2: Planejamento de conteúdo da Rádio Academia 

Agora que você já sabe do que seu público gosta, é hora de definir onde você quer chegar com a sua rádio academia. 

Para isso, liste os gêneros musicais que quer usar em suas playlists, bem como também elenque os principais assuntos sobre os quais quer criar spots ou vinhetas personalizadas.  

Acompanhe alguns insights:

  • Spots informativos com:
    •  as modalidades das aulas
    • horários de funcionamento
    • novas modalidades / novos serviços (avaliação física, acompanhamento nutricional, etc)
    • regras internas (traga sua toalha e sua garrafa de água, guarde os pesos no local correto, entr outros)
  • Vinhetas comerciais sobre
    • planos de contratação
    • descontos / promoções especiais
  • Programetes educativos sobre:
    • prevenção do Covid;
    • alimentação balanceada
    • execução correta de exercícios
    • benefícios da prática de  atividades físicas para a saúde

Tendo este mapeamento em mãos, você ganhará muito tempo na hora de produzir os materiais e poderá acelerar bastante o lançamento de sua rádio academia.

Passo 3: Instalação do sistema de sonorização

Sistema de sonorização trata-se do conjunto de equipamentos utilizados para reproduzir digitalmente um som em um determinado ambiente, com a finalidade de trazer mais harmonia e conforto para esse local.

Para isso, demanda da criação de um projeto específico para o seu espaço físico, determinando quantas caixas de som, de que tipo e com que potência serão necessárias em cada cômodo da sua academia.

Além disso, o projeto também deverá determinar o cabeamento, questões relacionadas à eletricidade e à estética dos ambientes. Por isso, não exite em chamar uma empresa ou um profissional especialista – você ganhará muito tempo e alcançará melhores resultados contando com experts.

Passo 4: Contratação da ferramenta de Radio Indoor

Agora, que você já conhece as preferências do seu público, já planejou o conteúdo e já contratou seu sistema de som, o próximo passo e contratar a ferramenta que colocará tudo isso no ar. 

Conforme comentamos no começo deste artigo, devido às taxas de direitos autorais, que são cobradas mesmo quando uma academia veicula programação de uma rádio aberta, ou de playlists de streamings como Spotify e YouTube, a contratação de uma ferramenta especializada de rádio academia pode gerar economias de até 90% em relação às taxas de direitos autorais.

A RadioSparx possui uma robusta plataforma que se encaixa perfeitamente nas suas necessidades para uma rádio academia que gere muitos resultados. Conheça agora mesmo! 

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