Muitas vezes, a rotina intensa do empreendedor faz com que alguns pormenores sejam deixados de lado para que ele possa dar conta de tudo ao mesmo tempo. Entretanto, é justamente em detalhes, como o volume do rádio para academia que podemos encontrar diferenciais em relação ao bem-estar dos alunos.
A seguir, vamos mostrar como essa particularidade pode se transformar em uma vantagem competitiva e influenciar positivamente os lucros. Além disso, mostraremos também qual a melhor forma de controlar o volume do rádio para obter o máximo de satisfação daqueles que frequentam o estabelecimento.
A área que traz maior benefício para quem pretende usar as impressões do cliente como forma de consolidar e reforçar a identidade da marca é o marketing sensorial. Por meio dele, o empreendedor pode explorar tudo aquilo que toca os sentidos para provocar estímulos positivos no consumidor.
E uma das formas mais eficientes de fazer isso é por meio do som. Por isso, a escolha da música ambiente de uma academia, por exemplo, é uma maneira imprescindível de trabalhar a imagem da marca com vistas à retenção de alunos e aumento dos lucros.
Nessa hora, tudo é pensado em relação aos efeitos sensoriais que podem ser causados nos clientes, seja ao escolher a playlist ideal e os equipamentos de som mais adequados ou ao controlar o volume do áudio.
Mas, afinal, qual a medida exata? A melhor resposta para isso está na atenção a algumas variáveis. Confira.
A primeira variável a ser considerada é a voz dos instrutores. São eles os responsáveis por supervisionar, orientar e manter o ritmo de treinamento dos alunos. Por isso, seus comandos devem ser sempre muito claros e audíveis durante as aulas e treinos.
Dessa forma, o volume da fala dos instrutores, professores e demais profissionais que transmitem informações para os alunos deve ser mais alto que o do rádio da academia. Isso evitará desgastes desnecessários entre os presentes, como interrupções e mal entendidos.
Para evitar que o ruído de conversa se sobreponha, o volume do som ambiente deve estar um pouco acima. Não a ponto de se tornar desagradável ou prejudicar a comunicação, mas o suficiente para animar o local, priorizando o estímulo à atividade física sem atrapalhar a concentração dos alunos.
Assim, logo ao abrir a academia, uma medida eficaz é ligar a música ambiente em um volume que esteja ligeiramente acima do tom de um bate-papo entre duas pessoas, mas sem atrapalhar o trabalho dos instrutores e professores.
Caso você possua equipamentos para medir o volume, é possível estabelecer um nivelamento menos subjetivo. Um ajuste entre 80 e 85 decibéis é o ideal para ambientes voltados à realização de exercícios físicos.
Essa medida normalmente ultrapassa o volume de um diálogo, mas fica abaixo do tom utilizado pelos profissionais durante a passagem das lições das aulas ou treinos. Mas é importante que o som seja uniformemente distribuído em todos os ambientes para evitar dissonâncias.
Por fim, não adianta ter o volume do rádio para academia na altura ideal se a escolha da playlist for inadequada. Ao escolher a melhor solução em rádio streaming para sua academia, leve em conta outros fatores, como music branding, facilidade de acesso, suporte técnico e pagamento às associações de direitos autorais, entre outros.
E agora que você já sabe como ajustar o volume da rádio para academia, que tal acompanhar a gente nas redes sociais e aprimorar seu conhecimento? Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de tudo sobre licenciamento, music branding e tecnologia para seu negócio!