Que a música tem o poder de despertar sensações e estimular percepções, isso já se é sabido e aproveitado por muitas organizações. Agora, você já pensou em transformar esse som em uma rádio ambiente, com a cara do seu negócio?
As rádios corporativas já exercem um forte papel na motivação dos colaboradores e no clima organizacional. E elas podem fazer mais pela sua empresa ao atuarem como porta-vozes da essência e da personalidade da marca.
Para lhe ajudar a transformar sua rádio ambiente em mais um recurso de gestão de marca e de forma bem profissionalizada, selecionamos passos imprescindíveis. Acompanhe!
A criação de uma rádio ambiente com foco em gestão de marca precisa ser toda pensada com o objetivo de fortalecer os atributos dela, bem como estreitar o relacionamento com o público.
Dessa forma, todo o conteúdo veiculado deve ser coerente com a identidade da marca e com o interesse do público.
Pesquise as preferências da sua persona, os desejos e temas relevantes para criar programas, definir a linguagem, estruturar a abordagem. Lembre-se sempre de manter a coerência com o plano global de marketing.
Rádio sem música não dá, não é mesmo? Então, capriche na seleção musical. Prefira músicas que se relacionem com a atmosfera da sua marca. Por exemplo, se você tem uma academia, um som mais alto, músicas mais agitadas combinam. Entretanto, em uma loja de artigos para bebês, essa trilha sonora seria incoerente.
É importante observar também, os horários de maior e menor fluxo de pessoas e as percepções que você quer despertar nas pessoas que ouvirão sua rádio ambiente.
Uma alternativa interessante para a rádio ambiente é gerar conteúdo em conjunto com fornecedores e parceiros da marca. Você pode usar alguns espaços da programação para divulgar assuntos internos, mas também para ampliar a visibilidade dos parceiros.
Além de enaltecer a parceria, é uma maneira de valorizar seu produto ou serviço. E você pode ainda conseguir uma ajuda de custo para arcar com os investimentos da rádio ambiente.
As vinhetas deixam a rádio mais divertida, têm uma grande aceitação do público e um poder de memorização.
Invista em vinhetas criativas, persuasivas e de fácil entendimento para as campanhas mais importantes, como as de conscientização e as de lançamento. As vinhetas podem ainda ser usadas como pequenas chamadas para reforço de marca e abertura de programas.
A rádio ambiente precisa cair no gosto do público e ser relevante para ele. Não adianta montar um projeto que talvez você considere perfeito, mas que não entra em sintonia com o ouvinte.
Lembre-se que esse ouvinte certamente pertence a grupos fundamentais para a saúde do seu negócio. Destacamos clientes, possíveis clientes e claro, os funcionários. Dessa forma, faça pesquisas, ouça feedbacks e considere as sugestões recebidas. Assim, sua rádio ambiente se tornará cada vez mais estratégica.
Agora que você já sabe como usar a rádio ambiente da sua empresa como ferramenta de branding, com características e recursos profissionais, é hora de partir para a prática. Temos a certeza de que é um ótimo meio para estreitar os laços com colaboradores, clientes e parceiros, aumentando assim o valor da sua marca.
E então, vamos começar agora mesmo a profissionalizar sua rádio ambiente? Entre em contato e conte com a equipe da RadioSparx.