É possível observar que o som tem uma área de estudos extremamente abrangente e, por isso, atua de forma tão significativa em diversos ramos. Mas, pensando no marketing, você já imaginou como ele pode influenciar a construção da sua marca?
Neste artigo, conheça o Sound Branding, veja como ele pode alavancar seu negócio e quais são as boas práticas para a sua implementação!
A marca é uma estratégia de identificação de um serviço, que serve para ganhar renome e diferenciar-se dos concorrentes. Com uma boa marca, é possível tornar-se referência e ganhar espaço no mercado, atribuindo responsabilidade, qualidade e diversas características positivas ao serviço prestado. Afinal, seu maior objetivo é gerar sentimentos e boas experiências para o seu público.
As grandes marcas utilizam elementos visuais e sonoros para serem reconhecidas. Vejamos cada elemento separadamente.
Ao criar um logotipo para a marca, é importante escolher fontes e cores que estabeleçam uma relação com o seu serviço. Assim, ainda que o logotipo não seja visto, a cor, por exemplo, estará associada ao negócio.
Um exemplo é a cor utilizada pela empresa Starbucks. O verde monocromático, o formato circular e o contraste da sereia, adquirido pelo destaque branco, elaboram uma percepção única da marca.
A marca tem como objetivo oferecer ao cliente boas experiências, como memórias positivas associadas ao serviço que foi prestado. Imagine um aluno: para ele, memorizar as fórmulas de física é um obstáculo. Contudo, para superar essa dificuldade, ele transforma todas as fórmulas em uma música e consegue reproduzi-las durante a avaliação. Você já pensou em como uma estratégia desse tipo pode ajudá-lo em sua marca?
Neste momento, você pode até não lembrar, mas um hit sonoro é a chave para acessar várias lembranças. Por exemplo, as quatro notas da Intel são reconhecidas em grande parte do mundo. É por isso que hoje temos o Sound Branding, com objetivo ajustar a presença sonora nas empresas.
O Sound Branding trabalha com a identidade sonora das marcas, gerando conexões pessoais entre empresa e cliente, capazes de entregar emoção, envolvimento e exclusividade. Assim, sua marca passa de provedora de serviços a provedora de sensações e emoções.
Essa é uma ferramenta poderosa que fideliza clientes, otimiza a área de marketing e capta o seu público em potencial por meio do marketing sensorial.
Para colocar o Sound Branding em prática, é necessário fazer uma análise investigativa do público-alvo, bem como levantar dados, características e a personalidade da marca. No entanto, é importante pensar em todos esses fatores focando no som.
Os profissionais de Sound Branding recorrem ao ambiente, ao objetivo do negócio, à personalidade sonora e ao propósito do serviço, trabalhando com estilos musicais, vozes e instrumentos que geram uma identidade sonora única e facilmente reconhecível.
A rádio indoor traz consigo uma ferramenta potente de marketing, pois vincula músicas e anúncios. Por isso, é muito importante para encantar seus clientes e fidelizá-los. Essa rádio é mais do que um plano de fundo, ela fará com que o público tenha o gatilho necessário para consumir, aumentar o seu tempo de permanência e retornar ao local.
Por exemplo, se estamos em uma cafeteria, a intenção é trazer conforto. Se estamos em uma academia, o importante é fazer com que o cliente sinta determinação. Se estamos em um ambiente de recreação, é significativo que o som seja lúdico.
A RadioSparx oferece uma plataforma moderna, que cuida do seu negócio e promove um ambiente de acordo com os seus objetivos, fornecendo uma rádio exclusiva para o seu serviço.
Com o Sound Branding, é possível que a sua empresa tenha a sua própria trilha sonora, com planos de acordo com as suas necessidades, oferecendo todas as experiências necessárias para que a sua marca ganhe mais destaque no mercado.
Notou como o Sound Branding é um grande diferencial para a divulgação das marcas empresariais? Se você quer sair na frente e investir nessa estratégia, entre em contato conosco, estamos prontos para ajudá-lo!