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MARKETING SENSORIAL PARA ACADEMIAS TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

26/01/2018
Marketing Sensorial e de Experiência, Música Ambiente, Redução de Custos

O Marketing Sensorial para Academias é uma ótima forma de proporcionar uma experiência diferenciada aos frequentadores da sua academia, você já considerou isso? Estamos na era da experiência e empresas que estão embarcando nessa tendência têm se destacado cada vez mais no mercado.

Clientes de academias as visitam com frequência e possuem um bom tempo de permanência nelas. Por isso, o marketing sensorial encaixa-se como uma luva,  despertando diferentes sensações que agregam valor à experiência dos treinos dos seus alunos, os fidelizam como clientes e fortalecem a imagem  e a reputação da academia.

Quer saber mais sobre como o Marketing Sensorial pode ajudar sua academia a lucrar mais? Separamos as principais informações que podem ajudar você nessa jornada. Vamos a elas?

O QUE É MARKETING SENSORIAL?

O marketing sensorial busca impactar os sentidos humanos de clientes em potencial com o objetivo de comunicar, envolver, atrair e vender.  Isso significa pensar em maneiras de usar visão, audição, olfato, tato e paladar para esses fins, com ações estratégicas e intencionais. Trabalhando dessa forma, é possível potencializar o engajamento da sua audiência e atingi-la de um modo mais marcante.

POR QUE APOSTAR NO MARKETING SENSORIAL?

O marketing sensorial pode influenciar o comportamento do consumidor para gerar experiências em diversas etapas do processo de compra: ativação do desejo, aumento do tempo da permanência na loja, degustação de algum serviço diretamente relacionado ao aroma (perfumes, cremes, entre outros), engajamento da marca com sua audiência e reforço da identidade da marca.

Criar a melhor experiência de compra  é o objetivo número um das marcas. Experiências memoráveis ​​podem criar associações mais fortes com um produto ou serviço, aumentar a satisfação e influenciar o comportamento e as atitudes do consumidor.

Como resultado, os consumidores são mais propensos a fazer compras, passar mais tempo nas lojas, ter mais exposição a diferentes categorias e são mais propensos a fazer compras futuras. Ao colocar este processo em ação, a marca também melhora a sua imagem e tem um impacto muito positivo junto dos seus clientes.

MARKETING SENSORIAL E OS 5 SENTIDOS:

Selecionar os sentidos que estão alinhados com a sua marca é fundamental na hora de fazer marketing sensorial. Embora esse tipo de marketing seja mais comum hoje em dia, ainda é necessário expertise e penso estratégico para realizar ações assertivas e alcançar os resultados desejados. 

Há muitos fatores a considerar no que se trata de sentidos, tais como: 

  • quais sentidos são consistentes com sua marca
  • quais emoções você deseja evocar em seu público
  • como você usará os sentidos em seu marketing

Confira os principais sentidos que podem ser explorados com ações de marketing sensorial.

VISÃO

O sentido da visão pode ser explorado de muitas formas com as abordagens do marketing sensorial. Mesmo em materiais e ações típicos como o marketing tradicional, tais como fachada de lojas, outdoors, folders, e também em materiais focados no marketing digital, como conteúdo de redes sociais usando gráficos, infográficos, pôsteres, vídeos  e muito mais. 

Para explorar o sentido da visão, a utilização de estruturas estratégicas de design, composição de cores e elementos criativos faz toda a diferença. Buscar o contraste e a diferenciação garantem o destaque que chamará atenção do seu público alvo.

Mas, além dessas aplicações, também é possível explorar o sentido da visão para gerar experiências inusitadas nos seus clientes, utilizando recursos como a iluminação interna, a decoração do ambiente e recursos tecnológicos como realidade aumentada ou metaverso. 

Exemplo Prático:

Imagens dessa rede de academias que utiliza estratégia de marketing sensorial visual para criar ambiente descontraído com referência de casa noturna.

AUDIÇÃO

Muitas marcas já se tornaram memoráveis utilizando o som em sua estratégia de marketing sensorial. Os recursos sonoros são importantes agentes de impacto passivo na audiência, produzindo os mais diversos efeitos, tais como: promover agitação, relaxamento, encantamento, urgência e até sensualidade.

O uso mais comum está na aplicação estratégica de músicas ambiente no interior de estabelecimentos comerciais, a fim de provocar ações específicas nos clientes. Vamos a alguns exemplos?

Lojas de fast fashion e praças de alimentação de shoppings costumam usar músicas mais agitadas e com pegada pop para induzir o cliente a ser rápido na sua compra, favorecendo a alta rotatividade de clientes e a lucratividade do negócio pelo volume de vendas.

Já no caso de lojas e restaurantes luxuosos, geralmente são utilizadas músicas suaves e mais clássicas para levar os clientes a se sentirem relaxados e permanecerem mais tempo no interior dos estabelecimentos comerciais, uma vez que as compras geralmente têm ticket médio mais alto e demandam de mais tempo para a tomada de decisão do cliente. 

Ainda temos outros exemplos como:

  • utilização de vinhetas e spots sonoros, que são pequenos áudios com anúncios, recados e comunicados, muitas vezes abordando promoções e condições especiais de pagamento em lojas
  • criação de playlists em canais de streaming com músicas que representem os sentimentos e valores que tenham conexão com a identidade da marca
  • marketing de conteúdos sonoro, com materiais  informativos que promovem  educação do mercado e reforçando a credibilidade e autoridade da marca 

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TATO

O tato também faz parte do marketing sensorial e é um sentido muito importante para a tomada de decisão de compra em muitas situações. Principalmente quando o produto ou serviço que está sendo vendido fará contato direto com a pele ou o corpo do cliente como um todo.

Exemplos Práticos

  • Teste drive para experimentar o conforto de um carro novo
  • Experimentar roupas ou sapatos antes da compra
  • Poder tocar produtos como toalhas, lençóis e cobertores para experimentar sua maciez antes da compra
  • Poder experimentar sofás e camas em lojas antes da compra

PALADAR

O paladar é um dos sentidos humanos mais importantes, pois está ligado a uma das maiores necessidades básicas de sobrevivência: a alimentação. Quando somos bem alimentados por alguém da nossa confiança, inconscientemente atribuímos o sentimento de confiança a essa pessoa. 

Por isso, diferente do que muitos pensam, o paladar não é um sentido explorado apenas por  empresas do segmento alimentício no marketing sensorial. Obviamente que marcas de alimentos, bebidas, restaurantes e até supermercados (lembrou das degustações, né?)  exploram muito bem esse sentido.

Mas outros segmentos também se beneficiam desse sentido de várias formas: desde oferecer um cafezinho de qualidade aos seus clientes, até a oferta de presentes e brindes específicos para clientes especiais ou parceiros comerciais importantes.

Exemplo Prático: 

Brinde alimentício saudável e de alta qualidade.

OLFATO

O olfato é um dos sentidos mais explorados estrategicamente em ações de marketing sensorial. Isso porque o impacto é totalmente subjetivo. Independente da intenção da audiência em ser impactada ou não, se você aromatizar seu estabelecimento, todos que passarem pela frente ou entrarem em sua loja sentirão aquele cheiro.

Por isso, o recurso do marketing olfativo é tradicionalmente explorado por alguns segmentos específicos, como:

  • restaurantes: (principalmente em praças de alimentação), no objetivo de espalhar o cheiro dos seus pratos e despertar desejo de consumo
  • perfumarias e lojas de cosméticos: para despertar o desejo nos clientes em sentirem aquele cheiro agradável no seu próprio corpo.

No entanto, o marketing olfativo tem sido cada vez mais procurado por empresas de segmentos cada vez mais inusitados. Na verdade, muitas marcas perceberam que podem utilizar aromas para estimular sensações que geram conexões inconscientes positivas em seus clientes. Esse mercado é tão forte que grandes marcas encomendam a fabricação de essências personalizadas para atribuí-las à sua identidade empresarial. 

Exemplos:

Marcas que usam o marketing olfativo em seus estabelecimentos:

  • Subway
  • O Boticário
  • Melissa
  • Osklen
  • Mmartan

COMO O MARKETING SENSORIAL PODE SER APLICADO EM ACADEMIAS?

O marketing sensorial não serve apenas para lojas e restaurantes. As academias também podem aproveitar vários benefícios a partir dessa abordagem. 

Para começar, lembremos que a experiência da realização de atividades físicas é, ao natural e nas primeiras experiências, desagradáveis ao nosso corpo. Provocam cansaço e em muitos casos dores musculares após o treino.  E isso estimula muitos alunos a desistirem.

Usando os recursos subjetivos do marketing sensorial é possível promover experiências agradáveis e relacionar essas sensações com a sua marca no inconsciente do seu cliente. Aí, quando lembrar da sua academia, o aluno não a relacionará apenas à dor pós-treino, mas também ao ambiente aconchegante, à música agradável, ao cheiro bom, entre outros.

QUAIS SÃO AS MELHORES FERRAMENTAS DE MARKETING SENSORIAL PARA ACADEMIAS?

Levando em conta a modalidade de operação das academias e o perfil geral das pessoas que se tornam clientes fiéis, fizemos aqui uma seleção das melhores ferramentas de marketing sensorial para utilização em academias. Confira: 

RADIO INDOOR

A radio indoor é de longe uma das melhores ferramentas de marketing sensorial para utilização em academias. O motivo é simples: a utilização de músicas adequadas faz toda a diferença na motivação dos alunos durante os treinos, bem como no rendimento e na performance deles. 

Além da musicalização ambiente, a rádio interna também oferece outras vantagens, como a reprodução de spots personalizados, com dicas, recados, notícias, promoções, e muito mais. Alguns dos exemplos de aplicação são os recados para os alunos manterem a organização e higiene dos pesos e equipamentos, o comunicado dos horários das aulas especiais e a divulgação de promoções. 

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Mas atenção: para ter uma radio indoor não basta encontrar um bom playlist em uma ferramenta de streaming, como Spotify ou YouTube e sair reproduzindo. Para o uso comercial, como o caso de academias, a legislação implica na cobrança de taxas de direitos autorais: que podem ser bem pesadas.

Para manter-se na legalidade e evitar gastar uma fortuna, o ideal é contratar ferramentas específicas de radio indoor, que garantem uma economia bem significativa nesse quesito.

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TV CORPORATIVA

A TV Corporativa é um recurso bem poderoso para academias. Trata-se da veiculação de conteúdo personalizado em TVs, como se fosse um canal interno da academia.

A programação pode contemplar vídeos sobre divulgação de novas modalidades de aulas, apresentação da grade de horários da academia, divulgação de aulões ou ações especiais, veiculação de notícias (relacionadas à saúde e prevenção, prática de atividades físicas e alimentação saudável) e muito mais.

Além disso, a TV Corporativa pode ser usada até como um recurso de monetização para sua academia. Uma vez que as academias contam com alto volume diário de circulação de pessoas, você poderá até comercializar espaços publicitários com parceiros comerciais da sua região.

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MARKETING OLFATIVO

Trabalhar o Marketing Olfativo também é uma boa pedida para as academias. Diferentes aromas podem despertar diferentes sensações, como empolgação e relaxamento. Então, usando o cheiro certo no ambiente adequado, sua academia conseguirá otimizar bastante a performance e a experiência dos seus alunos.

Além disso, alguns aromas podem ajudar a passar a sensação de higiene e proteção – que são extremamente positivas, principalmente no nosso cenário pós-coronavírus.

Por fim, trabalhando seus aromas personalizados internamente, é possível neutralizar e até mesmo disfarçar odores indesejados, como de suor, por exemplo, que são bem prováveis em alunos que treinam pesado, e podem prejudicar bastante a experiência olfativa dos seus clientes. 

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COMO ACERTAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO MARKETING SENSORIAL PARA ACADEMIAS?

Saber quais são as necessidades e os objetivos de marketing da sua academia é o primeiro passo. A partir desse diagnóstico, é possível mapear um planejamento com ações específicas e assertivas que ajudarão sua academia a produzir uma experiência incrível nos seus alunos por meio do marketing sensorial.

Nesse sentido, contar com a ajuda adequada poderá fazer toda a diferença entre ações de marketing olfativo assertivas ou fracassadas. Por isso, priorize contratar ferramentas que ofereçam atendimento consultivo e ajudem você a tomar as melhores decisões à luz dos objetivos e da cultura empresarial da sua academia.

Aqui na RadioSparx dispomos de atendimento especializado aos nossos clientes, apoiando desde as etapas de planejamento, na qual mapeamos as ações de marketing sensorial mais adequadas aos objetivos de marketing da sua academia e com melhores potencial resultados de acordo com o perfil dos seus alunos.

Conte com nossa curadoria para escolher as músicas, os cheiros e o conteúdo adequado para sua programação interna. Será um prazer ajudar você a ganhar a fidelidade e o coração dos seus clientes!

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