Conseguir mais vendas no setor de varejo é um esforço diário. O problema é quando você investe muito tempo e energia nisso, mas não consegue o retorno necessário. Talvez precise de alguma solução mais criativa, não é mesmo? Uma sugestão que temos aqui é a música ambiente para empresas. Acredite ou não, ela ajuda bastante.
Com “música ambiente”, nos referimos a uma longa playlist de um determinado estilo que costuma tocar o dia inteiro dentro da sua loja, agradando os ouvidos dos clientes enquanto olham os produtos. Você, certamente, já viu isso em outros negócios e achou que era só um efeito decorativo, certo? Mas, na verdade, é uma estratégia para melhorar as vendas.
Ainda não está convencido? Então, veja aqui alguns dos efeitos da música ambiente para empresas:
Excesso de sons ambientes prejudica o raciocínio, eleva o estresse e diminui, consideravelmente, suas chances de fechar uma venda. Dependendo da localização da sua loja, pode ser que haja muito barulho de carros, por exemplo. Nada confortável para um dia de compras.
Ao colocar uma música ambiente, você contribui para isolar a acústica do local. Isso permite que os clientes se desliguem do ambiente externo e foquem apenas nos produtos que estão procurando. E com uma experiência mais agradável, há maiores chances de retorno.
Falando em experiência, você já deve ter colocado alguma música específica para refletir seu estado emocional. Uma música alegre para uma festa, ou uma música calma para conseguir relaxar. Um efeito similar pode ser obtido com a música ambiente para empresas. Tudo depende do tipo de emoção que você quer despertar.
Por exemplo, se sua loja é voltada para vendas por impulso, motivadas por emoções intensas, você pode usar uma playlist mais animada, com músicas de festa. Por outro lado, se você quer que um cliente pare e considere os detalhes da sua compra, você pode usar um ritmo mais lento. Um comprador agitado não para pra pensar em muita coisa.
Como efeito secundário, sua música também deve ser audível a alguns metros de distância da sua porta. Em geral, isso pode ser o suficiente para fazer mais umas dúzias de pessoas pararem e olharem sua vitrine. Dessas dúzias, um ou outro pode entrar e olhar. Por fim, uma ou duas pessoas desse grupo podem fechar uma compra a cada semana.
Parece um retorno pequeno? Lembre-se que você não investiu nenhum recurso extra para captar esses clientes. Apenas ligou a música e deixou a porta aberta.
Além do que já citamos, também existe a questão do sound branding — quando a música tocada na sua loja reflete a identidade dos seus produtos. Você vende produtos religiosos? Toque músicas daquela religião específica. Vende roupas com a temática rock? Toque algo do estilo. Se alguém passar e ouvir uma música conhecida, há maiores chances de que seja atraído e busque algo de interessante para comprar.
Agora que você entende melhor o efeito da música ambiente para empresas, que tal aplicá-lo ao seu negócio? Se precisar de ajuda no processo, entre em contato com a RadioSparx e confira nossos serviços!