Ao longo das décadas, a área do marketing vem se aperfeiçoando e criando estratégias mais refinadas para cativar o público-consumidor das marcas. É assim que surge o marketing auditivo, uma sub-área do marketing sensorial, que se baseia no estímulo da audição para atrair a atenção dos clientes e gerar identificação com a empresa.
Dessa forma, essa estratégia envolve a criação de uma identidade sonora baseada nos valores e no público-alvo da empresa, que devem ser traduzidos por meio de uma trilha musical, a qual pode ser reproduzida em pontos de venda ou até mesmo no site institucional.
Para saber como criar uma estratégia de marketing auditivo para a sua empresa, confira nossas dicas abaixo!
Se você pretende investir no marketing auditivo em seu ponto de venda, o primeiro passo que deve dar é em relação à estrutura do local.
Sendo assim, é fundamental investir em bons aparelhos de som, que devem ter uma boa qualidade para fazer a música ressoar por todo o ambiente. Além disso, você deve pensar na acústica do espaço, para que a trilha seja reproduzida de forma confortável aos ouvidos.
Conhecer seus consumidores pode ser um grande passo, pois isso revela a preferência musical deles. Assim, você pode criar uma trilha sonora com a qual eles se identificam para promover a identificação com a marca.
Nesse sentido, uma estratégia interessante é a criação de uma persona, que é uma tática do marketing que se baseia na montagem de um personagem fictício que tenta aglutinar as características dos seus clientes reais.
Além do seu público-alvo, outra questão que deve ser levada em consideração é a política de valores da marca. Assim, se sua empresa está ligada à preservação ambiental, tente buscar canções que falam sobre o assunto. Marcas ligadas à moda feminina, por exemplo, podem investir em música pop.
Depois de seguir os passos descritos acima, é hora de criar sua identidade sonora. Ela pode ser conceituada como a trilha musical propriamente dita, que tenta traduzir os valores e mostrar ao cliente as características da marca e de seus produtos.
Mas, para tanto, é fundamental ficar de olho no ECAD, que é o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, órgão criado para fiscalizar a distribuição de direitos autorais. Lembre-se de que as canções são produtos artísticos que pertencem aos seus autores, por isso, quem está utilizando-as com fins lucrativos deve solicitar a autorização e pagar os encargos relativos.
Sendo assim, para evitar multas e dores de cabeça, ao escolher as canções que vão compor sua trilha sonora, já solicite o pagamento dos direitos autorais junto ao ECAD.
Seguindo os passos que indicamos acima, você tem condições de criar uma excelente estratégia de marketing auditivo e melhorar a imagem de sua marca perante seus consumidores.
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