Afinal, o que é uma marca? A pergunta retórica pode parecer um clichê, mas é sempre bom lembrarmos o que, de fato, move a mente do cliente quando ele lembra de uma marca e de uma empresa. Uma marca não é apenas aquilo o que é vendido pela organização, mas, acima de tudo, é a experiência que o cliente teve ao se associar com ela. São como lembranças.
E toda lembrança é carregada de sensações e sentimentos. Sim, sua marca é mais humana do que parece — pelo menos na memória do consumidor. É justamente nesse contexto que temos o marketing de experiência, que tem como objetivo usar emoções, sensações e sentidos para encantar a clientela e, consequentemente, aumentar o engajamento, a fidelização e, é claro, as vendas.
No post de hoje pretendemos mostrar o que é e como funciona o marketing de experiência. Confira!
Diariamente, recebemos uma série de estímulos, que acabam nos gerando sensações. Esses estímulos são percebidos de maneira consciente e inconsciente. No somatório dessa percepção, temos um resultado comum, que é a tomada de atitude — a reação.
Quando compramos, apesar de, muitas vezes, não percebermos, estamos reagindo a estímulos que influenciam a nossa decisão. É justamente nesse contexto que o marketing de experiência esta inserido.
Basicamente, marketing de experiência tem como objetivo trabalhar com as sensações do cliente para reforçar o relacionamento. Possui, ainda, a vertente do marketing sensorial, que busca explorar os sentidos do consumidor, isto é, a visão, o olfato, a audição, o tato e o paladar.
Com isso, exploramos as nossas ações na área de marketing em um nível completamente diferente, já que afetamos o consumidor de maneira consciente e inconsciente, gerando memórias positivas.
Primeiro, é importante entendermos os diferentes níveis de percepção do cliente, para, então, entendermos um pouco mais sobre o que se trata o marketing de experiência. Vamos conferir?
Um dos níveis de percepção de uma experiência é por meio do sentimento. Alegria, tristeza, pavor, euforia. Todos eles podem ser manipulados com uma boa estratégia de marketing de experiência.
O pensamento também é uma forma de percebermos a experiência. Uma campanha de marketing pode ter como objetivo inovar, provocar reflexões, que ficarão na memória dos consumidores.
Esse é o tipo de ação de marketing mais recorrente. Estamos falando de promoções, marketing de guerrilha, enfim, táticas que envolvem uma ação efetiva da empresa.
Talvez um dos maiores impulsionadores do consumo e, certamente, de fidelização. A identificação ocorre quando o consumidor e a empresa possuem valores afins.
Por fim, temos, ainda, os sentidos, que dão origem ao que chamamos de marketing sensorial. Da música utilizada em uma loja até o seu cheiro, tudo isso pode impactar diretamente na decisão de compra de um colaborador. Essa é uma vertente do marketing que é muito utilizada e que, certamente, exerce uma forte influência na decisão de compra.
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